A sunamita volta para a sua terra
1E FALOU Eliseu àquela mulher, cujo filho vivificara, dizendo: Levanta-te e vai-te, tu e a tua família, e peregrina onde puderes peregrinar; porque o Senhor chamou a fome, a qual, também, virá à terra, por sete anos. 2E levantou-se a mulher, e fez conforme a palavra do homem de Deus: porque foi ela, com a sua família, e peregrinou na terra dos filisteus, sete anos. 3E sucedeu que, ao cabo dos sete anos, a mulher voltou da terra dos filisteus, e saiu a clamar ao rei pela sua casa e pelas suas terras. 4Ora o rei falava a Geazi, moço do homem de Deus, dizendo: Conta-me, peço-te, todas as grandes obras que Eliseu tem feito. 5E sucedeu que, contando ele ao rei como vivificara a um morto, eis que a mulher, cujo filho vivificara, clamou ao rei pela sua casa e pelas suas terras: então disse Geazi: Ó rei, meu senhor, esta é a mulher, e este o seu filho a quem Eliseu vivificou. 6E o rei perguntou à mulher, e ela lho contou: então o rei lhe deu um eunuco, dizendo: Faze-lhe restituir tudo quanto era seu, e todas as rendas das terras, desde o dia em que deixou a terra até agora.
Hazael mata a Ben-hadad
7Depois veio Eliseu a Damasco, estando Ben-hadad, rei da Síria, doente; e lho anunciaram, dizendo: O homem de Deus é chegado aqui. 8Então o rei disse a Hazael: Toma um presente na tua mão e vai a encontrar-te com o homem de Deus; e pergunta por ele ao Senhor, dizendo: hei de eu sarar desta doença? 9Foi, pois, Hazael, a encontrar-se com ele, e tomou um presente na sua mão, a saber: de tudo que era bom de Damasco, quarenta camelos carregados; e veio, e se pôs diante dele, e disse: Teu filho, Ben-hadad, rei da Síria, me enviou a ti, a dizer: Sararei eu desta doença? 10E Eliseu lhe disse: Vai, e dize-lhe: Certamente não sararás. Porque o Senhor me tem mostrado que, certamente, morrerá. 11E afirmou a sua vista, e fitou os olhos nele até se envergonhar: e chorou o homem de Deus. 12Então disse Hazael: Por que chora meu senhor? E ele disse: Porque sei o mal que hás de fazer aos filhos de Israel: porás fogo às suas fortalezas, e os seus mancebos matarás à espada, e os seus meninos despedaçarás, e as suas pejadas fenderás. 13E disse Hazael: Pois que é teu servo, que não é mais do que um cão, para fazer tão grande coisa? E disse Eliseu: O Senhor me tem mostrado que tu hás de ser rei da Síria. 14Então partiu de Eliseu, e veio a seu senhor, o qual lhe disse: Que te disse Eliseu? E disse ele: Disse-me que, certamente, sararás. 15E sucedeu, ao outro dia, que tomou um cobertor, e o molhou na água, e o estendeu sobre o seu rosto, e morreu: e Hazael reinou em seu lugar.
O reinado de Jeorão
16E no ano quinto de Jorão, filho de Acab, rei de Israel, reinando ainda Josafat, em Judá, começou a reinar Jeorão, filho de Josafat, rei de Judá. 17Era ele da idade de trinta e dois anos quando começou a reinar, e oito anos reinou em Jerusalém. 18E andou no caminho dos reis de Israel, como, também, fizeram os da casa de Acab, porque tinha por mulher a filha de Acab, e fez o que parecia mal aos olhos do Senhor. 19Porém, o Senhor não quis destruir a Judá, por amor de David, seu servo, como lhe tinha dito que lhe daria, para sempre, uma lâmpada a seus filhos. 20Nos seus dias, se revoltaram os edomitas contra o mando de Judá, e puseram sobre si um rei. 21Pelo que, Jeorão passou a Zair, e todos os carros com ele: e ele se levantou de noite, e feriu os edomitas que estavam ao redor dele, e os capitães dos carros; e o povo se foi para as suas tendas. 22Todavia, os edomitas ficaram revoltados contra o mando de Judá, até ao dia de hoje: então, também, se revoltou Libna, no mesmo tempo. 23O mais dos sucessos de Jeorão, e tudo quanto fez, porventura não está escrito no livro das crónicas de Judá? 24E Jeorão dormiu com seus pais, e foi sepultado com seus pais, na cidade de David: e Acazias, seu filho, reinou em seu lugar.
O reinado de Acazias
25No ano doze de Jorão, filho de Acab, rei de Israel, começou a reinar Acazias, filho de Jeorão, rei de Judá. 26Era Acazias de vinte e dois anos de idade quando começou a reinar, e reinou um ano em Jerusalém: e era o nome de sua mãe Atália, filha de Omri, rei de Israel. 27E andou no caminho da casa de Acab, e fez mal aos olhos do Senhor, como a casa de Acab, porque era genro da casa de Acab. 28E foi com Jorão, filho de Acab, a Ramoth de Gilead, à peleja contra Hazael, rei da Síria; e os siros feriram a Jorão. 29Então voltou o rei Jorão para se curar, em Jezreel, das feridas que os siros lhe fizeram em Ramá, quando pelejou contra Hazael, rei da Síria: e desceu Acazias, filho de Jeorão, rei de Judá, para ver a Jorão, filho de Acab, em Jezreel, porquanto estava doente.