1Por tal razão, David declarou: «Este é o santuário do Senhor e aqui está o altar onde os israelitas oferecerão os seus sacrifícios.»
Preparativos para a construção do templo
2David mandou reunir todos os estrangeiros que habitavam no país e encarregou os canteiros de trabalharem as pedras destinadas à construção do templo. 3Preparou grande quantidade de ferro, tanto para os pregos e batentes como para as ferragens das portas, uma enorme quantidade de bronze 4e madeira de cedro também em enorme quantidade, já que os de Sídon e de Tiro tinham mandado a David muita madeira de cedro. 5David pensava deste modo: «O meu filho Salomão é ainda jovem e sem experiência. Mas o templo que ele há de construir para o Senhor tem de ser famoso em todo o mundo, pela sua grandeza e pela sua beleza. Por isso, vou eu próprio tratar dos preparativos.» E assim, antes de morrer, David fez grandes preparativos para a construção do templo.
David encarrega Salomão de construir o templo
6David chamou Salomão e encarregou-o de construir um templo para o Senhor, Deus de Israel. 7Falou-lhe assim: «Meu filho, eu tinha a intenção de construir um templo para o Senhor, meu Deus. 8Mas o Senhor disse-me: “Tu derramaste muito sangue e fizeste muitas guerras. Por causa de todo esse sangue que fizeste correr diante de mim, sobre a terra, não és tu que me construirás um templo. 9Há de nascer-te um filho que será um homem pacífico. Farei com que os inimigos que o rodeiam o deixem viver tranquilo. Será chamado Salomão, pois durante o seu reinado concederei paz e sossego a Israel. 10Ele é que me irá construir um templo. Será para mim um filho e eu serei para ele um pai. A sua dinastia permanecerá para sempre em Israel.”
11Agora, meu filho, que o Senhor te proteja, que tudo te corra bem e que possas construir o templo do Senhor, teu Deus, como ele disse a teu respeito. 12Que o Senhor te dê sabedoria e inteligência, quando te fizer reinar em Israel, para cumprires a lei do Senhor, teu Deus. 13Tudo te correrá bem, se cumprires todas as leis e todas as normas que o Senhor deu a Israel, por meio de Moisés. Ânimo e coragem! Não tenhas medo, nem desanimes. 14Com os meus esforços consegui juntar para o templo do Senhor mais de três mil toneladas de ouro, mais de trinta mil toneladas de prata e uma quantidade incalculável de bronze e de ferro. Arranjei oficialmente madeira e pedra e certamente que tu juntarás mais ainda. 15Tens ao teu serviço muitos trabalhadores. Tens pedreiros, carpinteiros e operários especializados em qualquer género de trabalho. 16Ouro, prata, bronze e ferro já tens em quantidade incalculável. Portanto, mãos à obra e que o Senhor te proteja!»
17David deu ordens a todos os chefes de Israel, para ajudarem o seu filho Salomão. 18Falou-lhes deste modo: «O Senhor, vosso Deus, tem-vos protegido, e tem-vos concedido paz em todas as fronteiras, desde que entregou os antigos habitantes do país ao meu poder. Estão agora sujeitos ao Senhor e ao seu povo. 19Procurem agora conhecer a vontade do Senhor, vosso Deus, com todo o vosso coração e a vossa alma. Ponham mãos à obra e construam o santuário do Senhor, vosso Deus, para levarem a arca da aliança do Senhor e os objetos sagrados para o templo que se vai construir ao Senhor!»