Mulheres e maridos
1Mulheres, sejam submissas aos vossos maridos. Desse modo, mesmo se alguns deles não creem na mensagem de Deus, hão de ser conquistados para a fé, pelo vosso procedimento. Nem é preciso falarem, 2pois eles darão conta da vossa conduta modesta e respeitosa. 3Não procurem a beleza exterior, pelo arranjo do cabelo, joias de ouro e belos vestidos, 4mas que a vossa beleza esteja no interior do coração, beleza que não passa e que consiste no espírito de modéstia e mansidão. Essa é a beleza que tem o maior valor diante de Deus. 5Era assim que outrora as santas mulheres que esperavam em Deus procuravam ser belas: eram submissas aos seus maridos. 6Assim foi Sara, que obedecia a Abraão e o tratava por «senhor». Se fizerem o bem e não tiverem receio de nada, serão autênticas filhas de Sara.
7Maridos, saibam igualmente viver com as vossas esposas, tratando-as com amabilidade, tendo em conta a sua natureza feminina. Respeitem-nas, pois têm parte convosco no privilégio da vida eterna. Procedam assim, para nada perturbar as vossas orações.
Sofrer por ser cristão
8Enfim, vivam em harmonia e com os mesmos sentimentos. Amem-se como irmãos e sejam compreensivos e humildes. 9Não paguem o mal com o mal nem o insulto com o insulto. Pelo contrário, respondam com palavras de bênção, pois Deus chamou-vos para receberem as suas bênçãos. 10É como diz a Escritura:
Aquele que tem amor à vida
e quer passar dias felizes
evite dizer más palavras
e deixe de pronunciar mentiras.
11Afaste-se do mal e pratique o bem,
procure a paz e siga-a,
12porque o Senhor cuida do justo
e ouve as suas orações,
mas está contra os que fazem o mal.
13Quem vos poderá fazer mal, se procuram com ardor a prática do bem? 14Mas, se tivessem de sofrer por fazer o bem, são felizes. Não temam as ameaças dos homens nem se deixem perturbar, 15e, nos vossos corações, honrem a Cristo como Senhor. Estejam sempre preparados para responder a todos os que vos interrogarem acerca da esperança que têm. 16Mas façam-no com gentileza e respeito, tendo a consciência tranquila. Desse modo, serão confundidos os que dizem mal do vosso procedimento segundo a fé em Cristo, mesmo naquilo em que vos acusarem. 17É melhor sofrer por fazer o bem, se tal for a vontade de Deus, do que por fazer o mal.
18Também Cristo morreu de uma vez por todas pelos vossos pecados. Ele, que era justo, morreu pelos injustos para nos conduzir a Deus. Morreu fisicamente e voltou a viver pelo Espírito. 19Com a força do Espírito, ele pregou aos espíritos que estavam prisioneiros, 20àqueles que outrora, no tempo de Noé, tinham sido rebeldes, quando Deus esperava com paciência enquanto se construía a arca. Nela, um pequeno grupo de pessoas, apenas oito, foram salvas pela água. 21Esta água é uma figura do batismo que agora vos salva, não por limpar impurezas do corpo mas pela promessa de uma consciência limpa para com Deus. O batismo salva-vos pela ressurreição de Jesus Cristo, 22que subiu ao Céu e está à direita de Deus. A ele estão sujeitos os anjos, as autoridades e os poderes do Céu.