Saudação
1Da parte de Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, àqueles que, pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam uma fé tão preciosa como a nossa. 2Que a graça e a paz aumentem em vós pelo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor.
Virtudes do cristão
3Deus, pelo seu poder, concedeu-nos tudo o que é necessário para vivermos em santidade, ao dar-nos a conhecer aquele que nos chamou pela sua glória e poder. 4Foi assim que ele nos concedeu os grandes e preciosos dons que havia prometido, a fim de que tomem parte na natureza divina e fujam dos maus desejos da corrupção que existe no mundo. 5Por isso, esforcem-se por juntar à vossa fé o bom procedimento; ao bom procedimento, o conhecimento; 6ao conhecimento, o domínio de si próprio; a esse domínio, a paciência; à paciência, o apego a Deus; 7ao apego a Deus, a dedicação fraterna, e à dedicação, o amor. 8Se tiverem estas virtudes em abundância, elas hão de tornar-vos ativos e capazes de progredirem no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. 9Mas quem não tem estas virtudes é um cego que anda às apalpadelas e se esqueceu de que lhe foram perdoados os seus pecados de outrora.
10Por isso, meus irmãos, esforcem-se cada vez mais por se manterem firmes na escolha e chamamento que receberam de Deus. Se fizerem assim, não voltarão a cair no mal. 11E desse modo vos será oferecida uma entrada larga e ampla no reino eterno de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.
12É por isso que eu não deixarei de vos recordar estas coisas, apesar de já as saberem e estarem firmes na verdade que receberam. 13Entretanto, acho que é justo chamar-vos a atenção com estes conselhos, enquanto estou neste mundo. 14Eu sei que brevemente deixarei esta vida, conforme mo deu a conhecer nosso Senhor Jesus Cristo. 15Mesmo assim, farei o possível por que se lembrem destas coisas, depois da minha morte.
Garantia da mensagem apostólica
16O ensinamento que vos demos sobre o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo não era baseado em contos ou lendas, porque nós vimos a sua grandeza com os nossos próprios olhos. 17Nós estávamos presentes quando ele recebeu honra e glória de Deus Pai, ao descer da suprema glória do céu aquela voz: «Este é o meu Filho querido. Tenho nele a maior satisfação.» 18Nós ouvimos essa voz vinda do céu, quando estávamos com ele na montanha sagrada.
19Temos assim mais assegurada a mensagem anunciada pelos profetas. Fazem bem em prestar-lhe atenção, pois é como uma lâmpada que brilha num lugar escuro até que chegue o dia, e que a estrela da manhã alumie os vossos corações. 20Mas saibam antes de tudo que ninguém pode interpretar por si mesmo uma profecia da Escritura. 21Pois nunca uma profecia veio por iniciativa humana, mas porque certos homens, conduzidos pelo Espírito Santo, falaram da parte de Deus.