1Vi o Senhor, de pé, junto do altar. Ele deu-me a seguinte ordem: «Deita abaixo os capitéis das colunas e faz cair o templo em cima da cabeça de toda a gente. Os restantes hei de fazê-los morrer à espada. Ninguém conseguirá fugir, nem um só escapará. 2Mesmo que eles se escondam no mundo dos mortos, de lá os hei de arrancar, mesmo que subam para os céus, de lá os hei de fazer descer. 3Se forem esconder-se no cimo do monte Carmelo, lá irei apanhá-los e trazê-los. Se forem esconder-se de mim no fundo do mar, darei ordens ao monstro marinho para os devorar. 4Se forem feitos prisioneiros pelos seus inimigos, darei ordens para que eles os matem. Estarei atento para os castigar e não para os ajudar.»
5O Senhor, Deus todo-poderoso, toca na terra e ela treme,
e todos quantos nela habitam ficam de luto.
Toda a terra cresce e definha como o rio Nilo.
6O Senhor constrói nos céus a sua morada;
por cima da terra assenta a sua casa.
Ele chama as águas do mar
e derrama-as sobre a terra.
O seu nome é Senhor!
7O Senhor diz:
«Povo de Israel, não és tu para mim como o povo da Etiópia? Porventura não fiz sair os filisteus de Creta e os Arameus de Quir, como fiz sair Israel do Egito? 8Eu, o Senhor Deus, ponho os olhos sobre o reino pecaminoso de Israel e vou destruí-lo da face da terra. Mas não destruirei todos os descendentes de Jacob.
9Vou dar as minhas ordens e joeirar o povo de Israel como se joeira o grão num crivo. Vão ser joeirados dentre as nações para deitar fora tudo o que não presta. 10Os pecadores do meu povo hão de morrer à espada, eles que diziam: “Deus não enviará nenhuma desgraça que nos atinja.”»
Restauração de Israel
11Vai chegar o dia em que hei de restaurar o reino de David, que está como uma cabana em ruínas. Hei de reparar as suas brechas e restaurá-la. Vou reconstruí-la e há de ficar como era nos tempos antigos. 12Desta vez o povo de Israel há de conquistar o que ficou da terra de Edom e todas as nações que antigamente eram minhas.
E o Senhor cumpre a sua palavra.
13Palavra do Senhor, aquele que a fará acontecer!
Vão chegar os dias em que aquele que lavra
vem logo a seguir ao que ceifa
e o que pisa as uvas
vem a seguir ao que deita a semente.
As montanhas vão destilar vinho novo;
assim todas as colinas vão desaparecer.
14Vou fazer regressar do exílio o meu povo de Israel.
Hão de reconstruir as suas cidades arruinadas
e viver nelas;
hão de plantar vinhas e beber do seu vinho;
hão de plantar pomares e comer do seu fruto.
15Hei de plantar o meu povo na sua terra
e nunca mais serão arrancados da terra que lhes dei.
É o Senhor vosso Deus quem o diz.