Saudação
1Da parte de Paulo, apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, e do irmão Timóteo, 2aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão na cidade de Colossos: graça e paz da parte de Deus, nosso Pai.
Agradecimento pelos dons de Deus
3Damos sempre graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vós, 4pois soubemos da vossa fé em Jesus Cristo e do amor que mostram por todos os crentes. 5Quando ouviram pela primeira vez a mensagem da verdade, o evangelho, ouviram falar da esperança que ela oferece. Por isso, a fé e o amor que têm baseiam-se naquilo que esperam e que vos está reservado no céu. 6O evangelho que receberam está a dar fruto e a crescer em todo o mundo, como aconteceu entre vós, a partir do dia em que ouviram falar da graça de Deus e a conheceram de verdade.
7Tudo isso aprenderam com Epafras, nosso querido companheiro e fiel colaborador no serviço de Cristo entre vós. 8Foi ele que me falou do vosso amor inspirado pelo Espírito de Deus.
Oração pelos crentes
9Por tal motivo, nunca mais deixámos de orar por vós, desde o dia em que soubemos tudo isso. Pedimos a Deus que vos dê o pleno conhecimento da sua vontade, concedendo-vos toda a sabedoria e entendimento que vem do seu Espírito. 10Desse modo, poderão viver segundo a vontade do Senhor e fazer o que lhe agrada, praticando sempre o bem e crescendo no conhecimento de Deus. 11Pedimos ao nosso Deus que vos torne firmes e constantes pelo seu poder glorioso, para que possam suportar tudo com paciência e alegria. 12Agradeçam a Deus Pai, que vos tornou dignos de tomar parte na herança reservada ao seu povo, no reino da luz. 13Livrou-nos do domínio da escuridão e fez-nos passar para o reino do seu Filho querido.
Cristo, centro do Universo
14O Filho alcançou-nos a redenção e o perdão dos nossos pecados.
15Ele é a imagem do Deus invisível:
nascido do Pai antes da criação do mundo.
16Foi por ele que Deus criou tudo o que existe no Céu e na Terra,
o que se vê e o que não se vê,
as forças espirituais, os domínios, as autoridades e os poderes.
Foi por ele e para ele que Deus criou tudo.
17Já existia antes de tudo
e é ele que dá consistência a tudo o que existe.
18Ele é a cabeça do corpo que é a igreja.
Ele é a origem, é o primeiro dos ressuscitados,
de modo que tem o primeiro lugar em tudo.
19Porque Deus achou por bem estar totalmente presente no seu Filho,
20e também, por meio dele, reconciliar consigo mesmo tudo o que existe na Terra e no Céu,
estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz.
21Antes estavam longe de Deus e eram seus inimigos no vosso íntimo, por causa do mal que praticavam. 22Mas agora, por meio da morte do seu Filho, Deus reconciliou-vos consigo mesmo para vos colocar na sua presença santos, dignos e sem culpa. 23Mas é preciso que se mantenham firmes e bem fundamentados na fé, e não se afastem da esperança que receberam quando ouviram o evangelho, essa boa nova que tem sido anunciada a toda a gente deste mundo e da qual eu, Paulo, me tornei pregador.
Paulo sofre pela Igreja
24Sinto-me contente pelo que agora sofro por vós, pois o que eu sofro no meu corpo pela igreja, que é o corpo de Cristo, completa os sofrimentos que Cristo padeceu por ela.
25Deus chamou-me para servir a igreja. Encarregou-me dessa tarefa para o vosso bem ao alcançar-vos com a mensagem de Deus. 26Esta mensagem é o plano secreto que Deus guardou nos séculos passados, mas que agora deu a conhecer aos seus santos. 27E deu-lhes também a conhecer a imensa riqueza desse plano para todos os povos. E o plano de Deus é que Cristo habite em vós, dando-vos a esperança da glória divina.
28Anunciamos Cristo a toda a gente, aconselhando e ensinando com toda a sabedoria de maneira que se tornem perfeitos em união com Cristo. 29É para esse fim que eu trabalho e luto com todas as forças que o poder de Cristo me concede.