Ofertas para o santuário
1O Senhor dirigiu-se a Moisés e disse-lhe: 2«Diz aos filhos de Israel que me façam uma oferta. Deverão contribuir para essa oferta todos os que quiserem dar alguma coisa de boa vontade. 3Estas são as ofertas que devem aceitar: ouro, prata, bronze, 4panos de púrpura violácea, escarlate e carmesim, linho fino, pelo de cabra, 5peles de carneiro tingidas de vermelho, couro fino, madeira de acácia, 6azeite para o lampadário, perfumes para o óleo de consagração e para o incenso, 7pedras de ónix e outras pedras para guarnecer a insígnia de oráculo e o peitoral do sumo sacerdote. 8Edifiquem-me um santuário, para que eu habite no meio deles. 9Mas deverão fazê-lo de acordo com o modelo que te vou mostrar, para realizarem assim rigorosamente o conjunto da obra e todos os seus utensílios.»
Arca da aliança
10«Façam uma arca de madeira de acácia, com um metro e meio de comprimento e setenta e cinco centímetros de largura e de altura. 11Deves revesti-la de ouro puro, por dentro e por fora, e em volta porás uma cercadura de ouro. 12Faz também quatro argolas de ouro, que fixarás nos seus quatro cantos, duas argolas de cada lado. 13Manda fazer varais de acácia revestidos de ouro, 14e enfia-os nas argolas, nos lados da arca, para que sirvam para a transportar. 15Os varais devem ficar sempre no seu lugar, sem nunca serem retirados. 16Dentro da arca deves colocar o documento da aliança que te vou dar.
17Faz também uma cobertura de ouro puro, com um metro e meio de comprimento e setenta e cinco centímetros de largura, 18com dois querubins de ouro, trabalhado a martelo, de uma só peça, 19um em cada extremidade, de frente um para o outro. 20Os querubins devem ficar com as asas estendidas para diante, cobrindo toda a tampa, voltados um para o outro e de rosto inclinado para a tampa. 21Coloca a tampa sobre a arca e põe dentro da arca o documento da aliança que te vou dar. 22Ali me encontrarei contigo e de cima da arca, entre os querubins que estão sobre a arca da aliança, te comunicarei as ordens que deves transmitir aos israelitas.»
Mesa para as ofertas de pão
23«Constrói também uma mesa de madeira de acácia com um metro de comprimento, cinquenta centímetros de largura e setenta e cinco centímetros de altura. 24Deves revesti-la de ouro puro e rodeá-la de uma cercadura de ouro. 25Em volta da mesa põe um caixilho com uns sete centímetros de largura e em volta do caixilho coloca uma cercadura de ouro. 26Faz para a mesa quatro argolas de ouro e prende-as nos seus quatro cantos, 27de modo que fiquem junto ao caixilho e permitam que se passem por elas dois varais para se transportar a mesa. 28Os varais devem ser de acácia e revestidos de ouro. 29Faz também os respetivos pratos, colheres, jarras e taças de ouro puro, para as ofertas de vinho. 30E em cima da mesa coloca o pão que me for consagrado, que deve estar permanentemente diante de mim.»
Candelabros de ouro
31«Faz também um candelabro de ouro puro, trabalhado a martelo. A base, a haste, os cálices, os botões e as flores do candelabro formarão uma única peça. 32Dos lados cairão seis braços, três de cada lado. 33Em cada um dos seis braços haverá três cálices em forma de flor de amendoeira, com botão e flor. 34Na haste principal do candelabro haverá quatro cálices em forma de flor de amendoeira, com os seus botões e flores; 35cada um dos três pares de braços que saem do candelabro terá um cálice na sua parte inferior. 36Os cálices e os braços deverão formar uma só peça com o candelabro, toda de ouro puro, trabalhado a martelo. 37Depois farás sete lâmpadas que colocarás de modo a iluminarem a parte da frente. 38Os espevitadores e os apagadores serão de ouro puro. 39Serão utilizados uns trinta quilos de ouro puro, para fazer o candelabro e todos estes acessórios. 40Toma bem atenção, para que o trabalho seja executado segundo o modelo que te mostrei no monte.»