Construção da arca da aliança
1Beçalel fez também a arca, de madeira de acácia, com metro e meio de comprimento, setenta e cinco centímetros de largura e setenta e cinco centímetros de altura. 2Revestiu-a de ouro puro, por dentro e por fora, e colocou-lhe em volta uma cercadura de ouro. 3Mandou fundir para a arca quatro argolas de ouro, que prendeu nos seus quatro cantos, duas de cada lado. 4Fez varais de acácia, revestidos de ouro, 5e enfiou-os nas argolas colocadas nos lados da arca para a transportar.
6Fez também por cima da arca uma cobertura de ouro puro, com metro e meio de comprimento e setenta e cinco centímetros de largura, 7com dois querubins de ouro, trabalhados a martelo, 8de uma só peça, um em cada extremidade, 9em frente um do outro, mas com as asas estendidas para diante, inclinados por cima de toda a cobertura da arca.
Construção da mesa para as ofertas de pão
10Beçalel fez depois uma mesa de madeira de acácia, com um metro de comprimento, cinquenta centímetros de largura e setenta e cinco centímetros de altura. 11Revestiu-a de ouro puro e pôs-lhe em volta uma cercadura de ouro. 12Em volta da mesa fez um caixilho de uns sete centímetros, com uma cercadura de ouro a toda a volta. 13Fundiu para a mesa quatro argolas de ouro e prendeu-as nas quatro extremidades formadas pelos quatro pés, 14de modo a ficarem junto do caixilho, para por elas passarem os varais que serviam para transportar a mesa. 15Os varais para transportar a mesa foram feitos de acácia e revestidos de ouro. 16Fez também de ouro puro os pratos, as colheres, as jarras e as taças para as ofertas de líquidos.
Fabricação do candelabro
17Beçalel fez também o candelabro de ouro puro, trabalhado a martelo. A base, a haste, os cálices, os botões e as flores do candelabro formavam uma única peça. 18Dos lados saíam seis braços, três de cada lado. 19Em cada um dos seis braços havia três cálices em forma de flor de amendoeira, com botão e flor. 20Na haste principal do candelabro havia quatro cálices em forma de flor de amendoeira, com os seus botões e flores; 21cada um dos três pares de braços que saíam do candelabro tinham um cálice na sua parte inferior. 22Os cálices e os braços formavam uma só peça com o candelabro, toda de ouro puro, trabalhado a martelo. 23Fez também de ouro puro sete lâmpadas, os espevitadores e os apagadores. 24Na execução do candelabro e de todos os seus acessórios utilizou uns trinta quilos de ouro puro.
Construção do altar de incenso
25Beçalel fez o altar de incenso com madeira de acácia. Era quadrado, com cinquenta centímetros de cada lado e um metro de altura. Os cantos salientes do altar formavam com ele uma única peça. 26Revestiu de ouro puro a parte superior do altar, todos os lados e os cantos. Colocou-lhe em volta uma guarnição de ouro. 27Pôs-lhe argolas de ouro por cima da guarnição, duas de cada lado, para por elas passarem dois varais, destinados a transportá-lo. 28Os varais foram feitos de acácia e revestidos de ouro.
29Beçalel fez também o óleo santo de consagração e o incenso de perfume puro, como fazem os perfumistas.