Normas sobre desregramentos sexuais
1O Senhor disse a Moisés 2que comunicasse aos israelitas as seguintes ordens:
«Eu sou o Senhor, vosso Deus! 3Não devem fazer o que fazem os egípcios, com os quais já um dia viveram, nem o que fazem os habitantes de Canaã, país para onde eu vou conduzir-vos. Não façam como eles nem sigam as suas leis. 4Devem cumprir os meus decretos e as minhas leis. Sou eu, o Senhor, vosso Deus, quem vo-lo diz! 5Devem cumprir as minhas leis e decretos, porque eles garantem a vida a quem os puser em prática. Sou eu, o Senhor, quem o diz!
6Nenhum de vocês deve ter relações sexuais com alguém que seja vosso parente próximo, porque seria desonrá-lo. Eu sou o Senhor!
7Não deves ter relações sexuais com a tua mãe! Seria desonrar o teu pai e além disso é tua mãe!
8Não deves ter relações sexuais com a mulher do teu pai, porque é igualmente uma desonra para o teu pai!
9Não deves ter relações com uma tua meia-irmã, filha do teu pai ou da tua mãe, mesmo que não tenha sido criada em casa. Seria desonrá-la.
10Não tenhas relações sexuais com a filha do teu filho ou da tua filha. Seria uma desonra para ti mesmo!
11Não deves ter relações com a filha da mulher do teu pai. É, de algum modo, filha do teu pai e tua irmã também. Seria desonrá-la!
12Não deves ter relações com uma irmã do teu pai. Seria desonrá-lo a ele!
13Não deves ter relações com a irmã da tua mãe. Seria desonrar a tua própria mãe!
14Não deves ter relações com a mulher dum irmão do teu pai. Ela é tua tia e seria desonrar o teu próprio tio!
15Não tenhas relações com a noiva do teu filho! É mulher do teu filho; não a desonres!
16Não deves ter relações com a mulher do teu irmão, pois seria desonrar o teu próprio irmão!
17Não deves ter relações com uma mulher e com a sua filha ou com a sua neta, porque são parentes próximas e seria uma vergonha!
18Não cases nem tenhas relações com uma irmã da tua mulher, enquanto esta for viva, para não criar inimizades entre elas.
19Não deves ter relações com uma mulher durante o período menstrual. Seria desonrá-la!
20Não deves dormir com a mulher doutro israelita, porque ficarias impuro.
21Não entregues nenhum dos teus filhos para serem oferecidos ao deus Moloc. Seria profanar o nome do teu próprio Deus. Eu sou o Senhor!
22Nenhum homem deve ter relações sexuais com outro homem. É uma coisa abominável.
23Não deves ter relações sexuais com um animal; ficarias impuro! E uma mulher também não deve ter relações com um animal. É uma infâmia!
24Não se tornem impuros, praticando essas coisas, como fazem os povos que eu vou expulsar da vossa frente. 25O país está contaminado pelas impurezas dos seus habitantes, mas eu vou fazer com que ele os vomite para fora.
26Quanto a vós, tanto os israelitas como os estrangeiros residentes no vosso meio, devem cumprir as minhas leis e decretos e não devem praticar essas coisas horríveis. 27Pois os habitantes que antes viviam nesta terra praticavam coisas horríveis como essas e contaminaram-na com as suas impurezas. 28Que este país não tenha também que vos vomitar, por o contaminarem com as vossas impurezas, tal como vomitou os habitantes que nele viveram, antes de vós. 29E todo aquele que praticar alguma destas coisas abomináveis será excluído do seu povo.
30Por isso, respeitem as proibições que eu fiz e não sigam as leis abomináveis dos que lá estiveram antes de vós, pois essas leis iam tornar-vos impuros. Eu sou o Senhor!»