Deveres dos levitas
1Eram estes os descendentes de Aarão e de Moisés, quando o Senhor falou a Moisés no monte Sinai.
2Os filhos de Aarão chamavam-se: Nadab, que era o mais velho, Abiú, Eleazar e Itamar. 3Estes são os nomes dos filhos de Aarão, que foram consagrados sacerdotes e investidos da função sacerdotal. 4Nadab e Abiú morreram diante do santuário do Senhor, no deserto do Sinai, ao apresentarem ao Senhor, uma oferta de incenso contra as normas estabelecidas. Não deixaram filhos. Eleazar e Itamar continuaram a exercer a sua função de sacerdotes, com Aarão, seu pai.
5O Senhor disse a Moisés: 6«Manda aproximar a tribo de Levi, para permanecerem junto do sacerdote Aarão e ficarem às suas ordens. 7Devem ficar de guarda diante da tenda do encontro ao seu serviço e de todos os israelitas, cumprindo as funções sagradas do santuário. 8Devem cuidar de todos os objetos da tenda do encontro, assegurando a guarda em nome dos israelitas e cumprindo as funções sagradas do santuário. 9Coloca os levitas às ordens de Aarão e dos seus filhos, para estarem inteiramente dedicados ao seu serviço, em nome dos israelitas. 10Faz com que só Aarão e os seus filhos exerçam a função de sacerdotes. Se algum estranho a essa função se aproximar do santuário, será condenado à morte.»
11O Senhor disse ainda a Moisés: 12«Sou eu que escolho para mim os levitas, dentre todo o povo de Israel, em substituição dos filhos, nascidos do primeiro parto. 13De facto, os israelitas, nascidos do primeiro parto pertencem-me a mim, desde o dia em que fiz morrer os primogénitos dos egípcios. Nesse dia, reservei para mim todos os que, em Israel, forem fruto do primeiro parto, tanto homens como animais. Esses pertencem-me a mim! Eu sou o Senhor!»
Primeiro recenseamento dos levitas
14O Senhor disse a Moisés, no deserto do Sinai: 15«Faz o recenseamento dos levitas, por famílias e clãs, registando o nome de todos os homens com mais de um mês de idade.»
16Moisés fez esse recenseamento, conforme a ordem que tinha recebido do Senhor. 17São estes os nomes dos filhos de Levi: Gerson, Queat e Merari. 18Libni e Simei foram os filhos de Gerson que deram o nome às famílias descendentes dele. 19Ameram, Jiçar, Hebron e Uziel foram os filhos de Queat que deram o nome a outras tantas famílias descendentes dele. 20Mali e Muchi, filhos de Merari, deram igualmente o nome às duas famílias descendentes dele. Estes são, portanto, as famílias de levitas, segundo os seus clãs.
21As famílias de Libni e Simei são descendentes de Gerson. 22Ao todo os homens com mais de um mês de idade eram sete mil e quinhentos. 23As famílias descendentes de Gerson acampavam atrás do santuário do lado ocidental. 24O chefe de todo o clã de Gerson era Eliasaf, filho de Lael. 25Os descendentes de Gerson estavam encarregados de guardar o santuário e o resto da tenda do encontro, a sua cobertura e a cortina da entrada, 26os cortinados do átrio e a cortina da porta do átrio, que dá para o santuário e que está à volta do altar e as cordas. Estavam igualmente encarregados da conservação de todas estas coisas.
27As famílias descendentes de Queat eram as de Ameram, Jiçar, Hebron e Uziel. 28Eram oito mil e seiscentos os que tinham mais de um mês de idade e ficaram encarregados das funções no santuário. 29As famílias dos descendentes de Queat estavam acampadas junto do santuário, do lado sul. 30O chefe de clã das famílias descendentes de Queat era Eliçafan, filho de Uziel. 31Estavam encarregados da arca da aliança, da mesa, do candelabro, dos altares e dos objetos sagrados utilizados neles e da cortina. Eram responsáveis pela conservação dessas coisas.
32Eleazar, filho do sacerdote Aarão, era o principal responsável pelos chefes dos levitas e pelos que estavam encarregados do serviço do santuário.
33As famílias de Mali e de Muchi eram descendentes de Merari. 34Eram em número de seis mil e duzentos os recenseados que tinham mais de um mês de idade. 35Suriel, filho de Abiail era o chefe de clã das famílias descendentes de Merari. Os descendentes de Merari acampavam do lado norte do santuário. 36Estavam encarregados das pranchas do santuário, das suas trancas, colunas e suportes, de todos os seus objetos e da sua conservação. 37Ocupavam-se também das colunas que estavam à volta do átrio com os seus suportes, estacas e cordas.
38Diante do santuário e da tenda do encontro, do lado oriental, acampavam Moisés, Aarão e os seus filhos. Eram estes os encarregados da guarda do santuário, em nome dos israelitas; e se algum estranho tentasse exercer essa função era condenado à morte.
39A totalidade dos levitas recenseados por Moisés e Aarão, em obediência às ordens do Senhor, contando todos os que tinham mais de um mês de idade, era de vinte e dois mil, no conjunto das várias famílias.
Resgate do filho mais velho
40O Senhor disse a Moisés: «Faz o recenseamento, entre o povo de Israel, de todos os primeiros filhos do sexo masculino com mais de um mês de idade e faz a lista dos seus nomes. 41Em vez dos israelitas nascidos dum primeiro parto, deves entregar-me os levitas. Eu sou o Senhor! E os animais dos levitas serão também para mim, em vez das primeiras crias dos animais dos israelitas.»
42Moisés fez o recenseamento de todos os israelitas nascidos dum primeiro parto, tal como o Senhor lhe tinha mandado. 43A lista dos filhos de sexo masculino, com mais de um mês de idade, nascidos dum primeiro parto, totalizou vinte e dois mil duzentos e setenta e três.
44O Senhor disse então a Moisés: 45«Põe de parte os levitas para que me pertençam, e os seus animais em substituição dos animais dos israelitas, pois os levitas pertencem-me. Eu sou o Senhor!
46E para resgatar os duzentos e setenta e três israelitas nascidos dum primeiro parto que ultrapassem o número dos levitas, 47exige cinco moedas por cada um deles, usando para isso a medida-base do santuário, que é de dez gramas para cada moeda. 48Entrega essas moedas a Aarão e aos seus filhos, como resgate por aqueles que ultrapassem o número dos levitas.»
49Moisés recebeu o montante do resgate por aqueles que ultrapassavam o número dos levitas. 50E assim recebeu pelos israelitas nascidos dum primeiro parto mil trezentas e sessenta e cinco moedas de prata. 51Entregou depois aquela quantia a Aarão e aos seus filhos, conforme as ordens que tinha recebido do Senhor.