1Depois ouvi no Céu como que a voz duma grande multidão, que dizia:
«Aleluia!
A salvação, a glória e o poder pertencem ao nosso Deus,
2Porque verdadeiros e justos são os seus juízos
e porque condenou a Grande Prostituta
que corrompia a Terra com a sua imoralidade.
Deus vingou o sangue dos seus servos
que ela derramou com as sua mãos.»
3E mais uma vez diziam:
«Aleluia!
Por todo o sempre continua a subir o fumo da grande cidade!»
4Os vinte e quatro anciãos e os quatro seres vivos prostraram-se e adoraram a Deus, que está sentado no trono, e diziam:
«Ámen! Aleluia!»
As bodas do Cordeiro
5E do trono saiu uma voz que dizia:
«Louvem o nosso Deus
todos os que o servem,
todos os seus fiéis,
pequenos e grandes!»
6Depois ouvi como que a voz duma grande multidão, semelhante ao ruído duma grande cascata e de fortes trovões, que dizia:
«Aleluia!
Porque o Senhor, o nosso Deus, o Todo-Poderoso
estabeleceu o seu reinado!
7Alegremo-nos e regozijemo-nos
e demos-lhe glória,
porque chegou o tempo das bodas do Cordeiro
e a sua noiva já se preparou.
8Ele deu-lhe um vestido de linho fino, resplandecente e puro.»
O linho representa a obra dos santos.
9Então um anjo disse-me: «Escreve: Felizes os convidados para a festa de casamento do Cordeiro!» Depois acrescentou: «Isto é verdadeiramente palavra de Deus.»
10Então eu caí aos seus pés para o adorar, mas o anjo disse-me: «Não! Isso não! Eu estou ao serviço de Deus como tu e como os teus irmãos que guardam o testemunho de Jesus. A Deus é que tu deves adorar.» Pois dar testemunho de Jesus é o espírito da profecia.
O cavaleiro vencedor
11Então vi o céu aberto e apareceu um cavalo branco. O cavaleiro chama-se Fiel e Verdadeiro. Ele julga e combate com justiça. 12Os seus olhos eram como chama de fogo e na sua cabeça tinha vários diademas. Na sua fronte estava escrito um nome que só ele conhece. 13Estava vestido com um manto embebido em sangue e o seu nome é Palavra de Deus. 14Os exércitos do Céu seguiam-no, montados em cavalos brancos, vestidos de linho branco fino. 15Na sua boca tinha uma espada afiada para castigar as nações. Ele vai governá-las com uma vara de ferro e é ele que pisará com os seus pés as uvas no lagar da ira do castigo de Deus, o Todo-Poderoso. 16E no seu manto, no lugar em que cobre a coxa, estava escrito este título: «Rei dos reis e Senhor dos senhores!»
17Vi depois no Sol um anjo que estava de pé e que gritou com voz muito forte para todas as aves que voavam no céu: «Venham cá! Juntem-se para o grande banquete de Deus! 18Venham comer a carne dos reis, dos generais e dos poderosos; a carne dos cavalos e cavaleiros e de todos os homens, sejam eles escravos ou livres, pequenos ou grandes.»
19Depois vi a besta e os reis da terra com as suas tropas prontas para combaterem o cavaleiro e o seu exército. 20E a besta foi presa juntamente com o falso profeta que fazia sinais milagrosos diante dela, com os quais ele enganava os que tinham a marca da besta e adoravam a sua estátua. A besta e o falso profeta foram lançados vivos no lago de enxofre a arder. 21Os outros foram mortos pelo cavaleiro com a espada que saía da sua boca e todas as aves comeram as suas carnes até se fartarem.