1 Timóteo 4
Falsas doutrinas
1Porém o Espírito Santo diz claramente que, nos últimos tempos, alguns deixarão a fé, para prestar atenção a espíritos mentirosos e seguir doutrinas de demónios. 2Hão de seguir os que lhes ensinam a mentira como se fosse verdade, que abafaram a voz da sua consciência 3e impedem as pessoas de casar e proíbem certos alimentos. Mas Deus criou todos os alimentos para que os crentes que aceitaram a verdade se pudessem servir deles, dando graças a Deus. 4Pois tudo aquilo que Deus fez é bom. E nada merece desprezo, se nos servirmos disso dando graças a Deus. 5Com a oração e a palavra de Deus, tudo fica santificado.
Deveres do responsável pela comunidade
6Ensina isto aos irmãos e serás um colaborador fiel de Cristo Jesus. Assim mostrarás que te alimentas dos princípios da fé e da verdadeira doutrina que aceitaste. 7Mas rejeita as lendas vulgares e inconvenientes. Exercita-te na piedade. 8O exercício físico, por si mesmo, tem pouco valor. Mas a vida piedosa vale tudo, pois leva consigo uma promessa de vida, tanto para agora como para o futuro. 9Esta palavra é bem verdade e digna de confiança. 10Se desta maneira nos cansamos e esgotamos a trabalhar, é porque pusemos a nossa esperança no Deus vivo. Ele é o Salvador de todos os homens e sobretudo dos que têm fé.
11Ensina e recomenda estas coisas. 12Ninguém te deve desprezar por seres ainda novo. Pelo contrário, deves ser um exemplo para os crentes nas palavras, na conduta, no amor, na fé e na pureza. 13Até eu chegar, dedica-te a ler a Escritura aos fiéis, a encorajá-los e a ensiná-los. 14Não te esqueças do dom que recebeste, quando foste indicado pelos profetas da igreja e os responsáveis colocaram as mãos sobre a tua cabeça. 15Lembra-te destas coisas e dedica-te a elas, para que todos possam ver os resultados do teu esforço. 16Presta atenção a ti mesmo e àquilo que ensinas. Continua firme nestas coisas, pois assim conseguirás a salvação para ti e para aqueles que te ouvem.
A BÍBLIA para todos, Tradução Interconfessional © Sociedade Bíblica de Portugal, 1993, 2009.