2 Coríntios 2
1Por isso, resolvi não ir ter convosco novamente, para não vos causar tristeza. 2Como é que eu podia ir causar-vos tristeza, uma vez que são a fonte da minha alegria? 3Eu disse-vos isto mesmo por carta para não ter que ir aí e ficar triste por causa daqueles que só deviam dar-me alegrias. Mas tenho confiança a vosso respeito que a minha alegria é vossa também. 4Foi, de facto, com muita aflição e com o coração angustiado e com lágrimas nos olhos que vos escrevi. Porém, não foi para ficarem tristes, mas antes para ficarem a saber que ainda vos tenho muito mais dedicação.
Perdão para o culpado
5Se alguém foi motivo de tristeza, não foi a mim que a causou mas, de certa maneira, para não exagerar, a toda a vossa comunidade. 6Mas já chega o castigo que lhe foi imposto pela maioria da comunidade. 7É melhor agora perdoarem-lhe, consolando-o, para não o obrigarem a suportar um sofrimento demasiado grande. 8Por isso vos peço que o tratem com amor.
9Quando vos escrevi daquela maneira foi também para vos pôr à prova e ver se eram obedientes em tudo. 10Àquele que perdoarem também eu perdoo. Pois quando eu perdoei, se é que havia alguma coisa a perdoar, fiz isso na presença de Cristo, para vosso bem. 11Isso é preciso para que Satanás não nos engane, pois sabemos bem quais são as suas intenções.
A boa nova é bem recebida
12Quando cheguei a Tróade para anunciar o evangelho de Jesus Cristo, o Senhor deu-me boas oportunidades para o fazer. 13Mas não conseguia estar descansado, por não ter encontrado o meu companheiro Tito. Por isso despedi-me e fui para a Macedónia.
14Bendito seja Deus que faz com que a vitória de Cristo seja vista também nos nossos trabalhos. Por nosso intermédio vai Deus espalhando por toda a parte o perfume do conhecimento de Cristo. 15Nós somos como o aroma de Cristo para Deus, tanto para os que se salvam como para os que se perdem. 16Para uns este perfume é mortal: leva-os à morte; para outros é perfume de vida: dá-lhes a vida. Quem é que estará à altura de uma tal missão? 17Nós não somos como muitos outros que fazem negócio com a palavra de Deus. Nós falamos com sinceridade diante de Deus que nos enviou, em união com Cristo.
A BÍBLIA para todos, Tradução Interconfessional © Sociedade Bíblica de Portugal, 1993, 2009.