1Beçalel, Oliab e todos os homens que o Senhor dotou com capacidade artística para executar todos os trabalhos destinados ao santuário, executaram completamente as instruções recebidas do Senhor.
O povo traz muitas ofertas
2Moisés chamou Beçalel, Oliab e todos os homens capazes, que o Senhor dotou de inteligência e que se tinham oferecido voluntariamente para ajudar neste trabalho. 3Eles receberam das mãos de Moisés as ofertas que os israelitas tinham trazido, para começar a fazer o necessário para o culto do santuário.
Entretanto todas as manhãs, os israelitas continuavam a trazer mais ofertas voluntárias. 4Os artífices, que estavam a fazer o que era necessário para o santuário, suspenderam todos os trabalhos 5e foram dizer a Moisés: «O povo traz muito mais do que é necessário para o trabalho que o Senhor mandou fazer.»
6Moisés mandou então anunciar no acampamento o seguinte: «Ninguém, homem ou mulher, leve mais ofertas para o santuário.» Assim se impediu que o povo continuasse a levar ofertas, 7pois já havia materiais mais do que suficientes, para o trabalho que se ia executar.
Construção do santuário
8Os mais hábeis de entre os artífices fizeram o santuário, utilizando dez telas de linho retorcido, tecidas de púrpura violácea, escarlate e carmesim, com os querubins artisticamente bordados. 9O comprimento de cada tela era de catorze metros e de dois metros de largura. Eram todas da mesma medida. 10Uniram-se cinco telas num conjunto e cinco noutro. 11Colocaram-se laços de púrpura violácea na orla da cortina que terminava cada um dos conjuntos. 12Colocaram-se na última tela de cada conjunto cinquenta laços, de tal maneira que ficaram uns em frente dos outros. 13Também fizeram cinquenta ganchos de ouro para prender um conjunto de telas ao outro, e assim o santuário formava um todo. 14Fizeram-se também onze telas de pelo de cabra, para formar uma tenda para cobrir o santuário. 15Cada tela media quinze metros de comprimento e dois metros de largura. Tinham todas a mesma medida. 16Coseram-se cinco telas dum lado e seis do outro. 17Depois colocaram-se cinquenta laços na orla da última tela do primeiro conjunto e outras cinquenta na orla da última do segundo conjunto. 18Fizeram-se também cinquenta ganchos de cobre para unir as cortinas, de modo a formarem um todo.
19A cobertura da tenda foi feita com peles de carneiro tingidas de vermelho, sobre a qual colocaram uma cobertura de peles finas. 20As tábuas do santuário foram feitas de madeira de acácia e dispostas verticalmente. 21Cada tábua tinha cinco metros de comprimento e setenta e cinco centímetros de largura. 22Havia em cada tábua dois encaixes para se unirem umas às outras. 23Para o lado sul do santuário, fizeram-se vinte tábuas 24e quarenta suportes de prata, dois para cada tábua, para os dois encaixes. 25Para o lado norte do santuário, fizeram-se também vinte tábuas 26e quarenta suportes de prata, dois para cada tábua. 27Para a parte posterior do santuário, a ocidente, fizeram-se seis tábuas, 28e para as esquinas do santuário, ao fundo, fizeram-se duas tábuas. 29Estas tábuas eram unidas por baixo e ajustadas por cima por meio de uma argola. Assim se fez com ambas as tábuas das esquinas. 30Havia, portanto, oito tábuas com os seus correspondentes dezasseis suportes, dois debaixo de cada tábua. 31Fizeram-se também cinco travessas de acácia para as tábuas de um dos lados do santuário, 32cinco para as tábuas do outro lado e cinco para as tábuas do fundo do santuário, do lado ocidental. 33A travessa do meio ia de uma extremidade à outra das tábuas. 34Revestiram de ouro todas as tábuas e fizeram para elas argolas de ouro, por onde deviam passar as travessas, já revestidas de ouro.
35Depois fizeram a cortina com telas de púrpura violácea, escarlate e carmesim e de linho retorcido, com querubins bordados artisticamente. 36Suspenderam então o véu em quatro colunas de acácia, revestidas de ouro, com ganchos de ouro, montados sobre quatro pedestais de prata.
37Para a entrada da tenda fizeram uma cortina de tecidos de púrpura violácea, escarlate e carmesim e de linho retorcido, artisticamente bordado. 38Para esta cortina, fizeram cinco colunas com ganchos e com as suas cinco bases de cobre e revestiram de ouro a parte superior das colunas e as argolas.