Judite 14
O plano de Judite
1Em seguida Judite disse ao povo: «Escutem, irmãos. Peguem nessa cabeça e pendurem-na na parte mais alta da muralha da cidade. 2De manhã cedo, logo que o sol nascer, que todos os que podem lutar peguem nas suas armas e saiam da cidade. Depois escolham um chefe e façam de conta que estão a planear descer a montanha, a fim de atacar o acampamento dos assírios. 3Então os assírios que estiverem de guarda pegarão nas suas armas, voltarão para o seu acampamento e acordarão os oficiais. Estes correrão até à tenda de Holofernes e, quando não o acharem, ficarão apavorados e por-se-ão em fuga. 4Vocês, e todos os outros israelitas, correrão atrás dos assírios e os matarão. 5Mas antes de tudo, peço que me tragam Aquior, o amonita. Eu quero que ele veja aquele que desprezou o povo de Israel e nos mandou Aquior, pensando que seria morto junto com toda a gente.»
Aquior torna-se israelita
6Então mandaram chamar Aquior, que estava na casa de Uzias. Quando ele chegou e viu no meio do povo um homem a segurar na cabeça de Holofernes, caiu desmaiado no chão. 7Levantaram-no e ele ajoelhou-se aos pés de Judite, encostou o rosto no chão e disse: «Que todas as famílias da Judeia te louvem, e que todos os povos estrangeiros tremam de medo quando ouvirem falar de ti! 8Agora conta-me tudo o que fizeste nestes dias.» 9Quando ela acabou de falar, o povo deu gritos de alegria, que foram ouvidos na cidade inteira. 10Aquior ouviu tudo o que o Deus de Israel tinha feito e nessa mesma hora começou a crer firmemente em Deus. Foi circuncidado e fez parte do povo de Israel; e até ao dia de hoje os seus descendentes são israelitas.
Terror no acampamento assírio
11Quando amanheceu, os israelitas penduraram a cabeça de Holofernes na muralha da cidade. Todos os homens pegaram nas suas armas e foram em grupos até às passagens de descida da montanha. 12Quando os assírios os viram, mandaram avisar os oficiais e estes foram dar a notícia aos generais, aos seus chefes de mil homens e a todos os seus comandantes. 13Estes foram até à tenda de Holofernes e disseram a Bagoas, que cuidava dos assuntos particulares de Holofernes: «Acorda o nosso comandante, pois aqueles escravos israelitas atreveram-se a descer a montanha para nos atacar. O que eles querem é ser completamente destruídos!» 14Bagoas entrou na tenda e bateu palmas em frente das cortinas, pensando que Holofernes estivesse na cama com Judite. 15Como ninguém respondeu, abriu as cortinas, entrou no quarto e ali descobriu o corpo sem cabeça, caído no chão. 16Bagoas deu um grito, começou a gemer e a chorar em voz alta e rasgou as suas roupas em sinal de tristeza. 17Depois entrou na tenda em que Judite ficara, mas não a encontrou. Então saiu e gritou para todos: 18«Aqueles escravos israelitas enganaram-nos! Uma mulher israelita trouxe a vergonha para o reino de Nabucodonosor. Olhem! Aí no chão está o corpo de Holofernes sem a cabeça.» 19Quando os oficiais ouviram isso, ficaram desesperados e rasgaram as suas roupas em sinal de tristeza. E os seus gritos de aflição e de medo espalharam-se pelo acampamento.
A BÍBLIA para todos, Tradução Interconfessional © Sociedade Bíblica de Portugal, 1993, 2009.