1O Senhor chamou por Moisés, da tenda do encontro, e mandou-lhe 2que fosse comunicar aos israelitas as seguintes ordens:
Holocaustos
«Quando um de vós quiser oferecer ao Senhor um animal, pode escolher para isso uma cabeça de gado graúdo ou de gado miúdo.
3Se oferecer uma cabeça de gado graúdo em holocausto, deve escolher um touro sem nenhum defeito e levá-lo à entrada da tenda do encontro, para poder ser aceite pelo Senhor. 4Aí deve colocar a mão sobre a cabeça do animal oferecido, para ser aceite pelo Senhor como ritual de expiação. 5E assim deve degolar o animal diante do santuário de Deus.
Os sacerdotes, descendentes de Aarão, farão a oferta do sangue e com ele aspergirão a toda a volta do altar, que está à entrada da tenda do encontro. 6Podem então esfolar o animal oferecido e cortá-lo nas porções devidas.
7Os descendentes do sacerdote Aarão devem acender o fogo sobre o altar e colocar lenha sobre ele 8e depois devem pôr os bocados correspondentes à cabeça e às gorduras sobre a lenha do fogo que está sobre o altar. 9Primeiro devem lavar as vísceras e as patas do animal e depois um sacerdote queimará tudo isso sobre o fogo que arde no altar. É um holocausto, uma oferta para ser queimada em odor agradável ao Senhor.
10Se quiser oferecer em holocausto uma cabeça de gado miúdo, ovino ou caprino, deve escolher igualmente um animal macho e sem nenhum defeito. 11Deve degolá-lo a norte do altar, junto do santuário do Senhor, e os sacerdotes, descendentes de Aarão, aspergirão com o sangue a toda a volta do altar.
12Depois cortá-lo-á nas porções devidas e o sacerdote colocará a cabeça e as gorduras sobre a lenha que está a arder no altar. 13Primeiro, deve lavar as vísceras e as patas do animal, e depois o sacerdote oferecerá tudo isso, queimando-o no altar. É um holocausto, uma oferta para ser queimada de odor agradável ao Senhor.
14Se são aves o que ele oferecer ao Senhor, oferecerá rolas ou pombos. 15O sacerdote levará ao altar a ave oferecida, cortar-lhe-á a cabeça e queimá-la-á sobre o altar, depois de escorrer o sangue num dos lados do altar. 16O papo com o seu conteúdo deve arrancá-lo e atirá-lo para o lugar destinado às cinzas, perto do altar, a oriente do mesmo. 17Depois abre a ave entre as asas, sem chegar a separar as duas metades, e queima-a sobre o fogo aceso no altar. É uma oferta que é queimada em honra do Senhor e que será do seu agrado.»