Sociedade Bíblica de Portugal

Dia da Bíblia 2022

Imagem para projeção e conteúdos digitais.

O trabalho da Sociedade Bíblica em todo o mundo é levar a Bíblia às pessoas, para que ouvindo, atentos, possam chegar mais próximo de Deus, o autor da Bíblia.

Ouvir, atento…

INTRODUÇÃO

Na atual sociedade de informação e comunicação, de redes sociais e podcasts, de música em decibéis altíssimos, os estudos mostram que cada vez mais ouvimos menos! Além da perda auditiva, aumenta o número de pessoas que ouvem, mas não escutam, entendem ou prestam atenção. Ouvir é cada vez mais difícil! Para celebrarmos o Dia da Bíblia, atendamos ao que as Escrituras dizem a respeito do exercício da escuta. Uma das doenças espirituais mais perigosas não será, talvez, a surdez à voz de Deus, às Escrituras? Neste sentido torna-se ainda mais importante fazer um exame à nossa audição a fim de desfrutarmos de ouvidos espiritualmente saudáveis.

Contexto-geral:

A história bíblica proposta para nossa reflexão (Ex 15:22-27) ocorreu três dias após a celebração da passagem do Mar Vermelho a pé enxuto. Israel tinha acabado de experimentar a libertação do jugo egípcio e exultar, com Moisés e Miriam, essa milagrosa vitória. Porém, perante a falta de água potável, em 72 horas esqueceram o cântico e começaram a murmurar! Mais que a análise ao murmúrio ou ao milagre da purificação da água, o verso 26 expressa 3 princípios que podem dar testemunho de uma audição espiritualmente saudável:

  • Se ouvires atento…” Prestar atenção é um estado de alerta, uma atitude de vigilância e cautela.
    Ouvidos atentos. O rei Josias, que começou a reinar com apenas 8 anos de idade, no oitavo ano do seu reinado, agora um jovem, procurou saber qual a vontade de Deus, e deu ordens para limpar Jerusalém da idolatria e restaurar o templo. Aparentemente, o que fez já era bastante, porém, quando no meio das obras do templo encontraram o livro da Lei e lho leram, ele predispôs-se a ouvir com atenção – “E Safan o leu diante do rei. Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei as palavras do livro da lei, rasgou os seus vestidos.” (2 Rs 22:10-11)
    Ouvidos cautelosos. A Bíblia exorta a não darmos ouvidos a profetas que ensinam o que eles mesmos pensam, mas não o que Deus diz (cf. Jr 23:16). Ouvidos saudáveis discernem a voz de Deus e não a confundem com outras!

  • e inclinares os teus ouvidos…” Inclinar não é apenas um gesto físico, mas uma atitude de reverência e submissão à voz do Senhor. Ouvidos saudáveis, inclinam-se, ouvem com o coração, por isso honram e estão prontos a servir.
    Inclinam-se em humildade. Josias humilhou-se e o Senhor também o ouviu: “Porquanto o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante o Senhor, quando ouviste o que falei…[…] e choraste perante mim, também eu te ouvi, diz o Senhor,” (2 Rs 22:19a)
    Disposição para honrar. “David disse ainda a toda a assembleia: «Louvem o Senhor, vosso Deus.» E todos louvaram o Senhor, Deus dos seus antepassados, inclinando-se em honra do Senhor e do rei” (1 Cr 29:20).
    Prontidão para servir. Josias escolheu servir: E fez o que era reto aos olhos do Senhor; e andou em todo o caminho de David, seu pai, e não se apartou dele, nem para a direita nem para a esquerda. (2 Rs 22:2).“E o rei subiu à casa do Senhor, com todos os homens de Judá, e os habitantes de Jerusalém, e os sacerdotes, e os levitas, e todo o povo, desde o maior até ao mais pequeno; e ele leu aos ouvidos deles todas as palavras do livro do concerto, que se tinha achado na casa do Senhor.” (2 Cr 34:30)

  • Se “fizeres o que é reto aos seus olhos e guardares todos os seus estatutos”: Ouvidos saudáveis dão sinais de saúde: fazer e guardar! Deus diz de Abraão: “obedeceu à minha voz (outras traduções: Palavra) e guardou o meu mandamento!! (Gn 26:5)
    Fazer o que é reto aos olhos de Deus: não se trata de fazer o que achamos correto, mas de agir segundo a justiça de Deus! David escreveu: “Não desejas ofertas de animais ou vegetais, nem exiges sacrifícios pela remissão dos pecados. Mas deste-me ouvidos atentos para escutar (Sl 40:7).
    Guardar os seus mandamentos: Ninguém guarda nada que não valorize primeiro! Mas quando apreciamos, conservamos e protegemos. Enquanto Jeremias lamentava o facto do povo não apreciar nem escutar a Palavra de Deus (cf Jr 6:10), David confessava que a escondia/guardava no coração (cf. Sl 119:11).

CONCLUSÃO

Ao longo dos tempos as Palavra de Deus têm-se feito ouvir. Embora muitos não apreciem nem escutem e fiquem aquém da Graça e Misericórdia de Deus, outros, como os discípulos de Emaús, apreciando o que ouviram confessaram como o coração lhes ardia/queimava no peito enquanto escutavam a Escrituras (cf. Lc 24:13-35). A voz do Senhor continua a fazer ouvir-se hoje! Cada vez que aqui (ou em nossas casas) relemos estas Palavra(s), as experiências, exortações ou promessas continuam em vigor! A pergunta que nos cabe fazer é: Que atenção hoje temos prestado à escuta da Palavra de Deus? Como nos temos disposto a servir as causas e obra bíblica? Que sinais damos, que testemunham a saúde da nossa escuta às Escrituras?
Oremos para que Deus nos conceda “não fome de comida nem sede de água, mas fome e sede de ouvir as palavras do Senhor” (Am 8:11).

TEMPO DE REFLEXÃO

Reflexão: A tua palavra – Ruben e Rute Alves interpretando Salmo 119

Reflexão: Confio em ti – Ruben e Rute Alves interpretando Salmo 37

SUGESTÃO

Ore por dois dos projetos da Sociedade Bíblica de Portugal, que procuram dar condições para que TODOS possam ouvir, atentos.

Poder levar a Bíblia às pessoas num formato que melhor se adequa às suas necessidades é um privilégio! Envolva-se!

Atividade para crianças

História Bíblica: Josias
2 Reis 22, e 2 Crónicas 34

Josias ouviu o que Deus lhe disse com muita atenção…
“Tu escutaste o que está escrito nesse livro, e ouviste com atenção o que eu disse, […] Tu arrependeste-te, rasgaste as tuas roupas em sinal de tristeza e choraste. Por isso, eu escutei a tua oração…” (2 Cr 34:18-19)

Deus fala? Como podemos ouvi-lo?
Atividade:
Materiais: rádio (1 ou vários ligados ao mesmo tempo, sem sintonizar)

Estes barulhos que ouvimos no radio, estão sempre cá – são trazidos pelas ondas rádio, que são captadas através deste aparelho. Por isso se chama rádios. Para conseguirmos ouvir o rádio e entender, temos de sintonizar a onda que queremos ouvir. Por exemplo, quem vive em Lisboa e gosta de ouvir os programas da Manhã da Rádio Comercial no carro a caminho do trabalho, já sabe que tem de sintonizar a onda 97,4 para poder ouvir.

Aplicação:
Deus está sempre a falar, assim como o rádio está sempre emitir sons através das suas ondas. Assim como temos de sintonizar o rádio para conseguirmos ouvir música ou um relato de futebol, para ouvirmos Deus falar, temos de nos “sintonizar” com ele. Quando ficamos um pouco em silêncio a pensar em Jesus, quando oramos ou abrimos a Bíblia para ler a Sua Palavra, estamos a sintonizar-nos com ele, ou seja, estamos a dar-lhe toda a nossa atenção. Deus fala através da sua palavra, fala através da nossa consciência (sensação interior que nos faz sentir mal ou tristes quando fazemos alguma coisa de mal), mas, também fala através dos nossos pais, avós ou professores.
Josias “sintonizou-se” para ouvir Deus falar quando, ao ouvir ler o livro da Lei, se predispôs a dar atenção e a obedecer.

Outras sugestões

• Semear – Veja aqui as sugestões
• Quem é digno? – Descarregue o cartaz e esboço de mensagem.
• Este é um dia consagrado ao Senhor – Descarregue o cartaz e esboço de mensagem
• Deem-lhes vocês de comer – Descarregue o cartaz e esboço de mensagem
• Os pés que levam a palavra – Descarregue o cartaz e esboço de mensagem

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.24.4
Siga-nos em: