Sociedade Bíblica de Portugal

eklogia – Português

Módulo A

eKlogia

Planeta azul, Palavra viva, igreja verde.

Uma iniciativa da Sociedade Bíblica e A Rocha

Ecología > planeta azul > casa comum > esencial para nossa existencia

Logos > a Palabra viva > Sagradas Escrituras > patrimonio da humanidade

Ekklesia > igreja verde > os cristãos como cidadãos e parceiros

BEMVINDOS A eKlogia

A Terra é o terceiro planeta a partir do Sol, o mais denso e o quinto maior dos oito planetas do sistema solar. Às vezes é chamado de planeta azul. Lar de milhões de espécies de seres vivos, incluindo humanos, a Terra é o único corpo celeste onde se sabe que existe vida.

No princípio, quando Deus criou o céu e a terra, 2a terra estava sem forma e sem ordem. Era um mar profundo coberto de escuridão; mas sobre as águas pairava o Espírito de Deus 3Então Deus disse: «Que a luz exista!» E a luz começou a existir.

[…]

E Deus achou que tudo aquilo que tinha feito era muito bom. (Gn 1:1-3, 31a).

(audio - voz off):

No princípio, quando Deus criou o céu e a terra, 2a terra estava sem forma e sem ordem. Era um mar profundo coberto de escuridão; mas sobre as águas pairava o Espírito de Deus 3Então Deus disse: «Que a luz exista!» E a luz começou a existir. (Gn 1:1-3)

Tu és, aquí

Quando contemplo os céus, obra das tuas mãos, e a Lua e as estrelas que tu criaste, penso: Que é o homem, para te lembrares dele? (Salmos 8:4-5).

o mundo foi criado pela palavra de Deus… (Hebreos 11:3).

E Deus achou que tudo aquilo que tinha feito era muito bom. (Génesis 1:1-3, 31a).

De facto, desde a criação do mundo, Deus que é invisível mostrou claramente o seu poder eterno e a sua divindade nas suas obras. (Romanos 1:20a).

O que tu farias com este legado enorme, lindo e único?

Módulo B

Desfrutar...  Contemplar, Usufruir

O Senhor Deus preparou um jardim em Éden, lá para o oriente, e colocou nele o homem que tinha modelado. 9Da terra, fez nascer toda a espécie de árvores que eram agradáveis à vista e davam bons frutos para comer. (Gn 2:8-9a).

Conhecer…  relacionar, Aproximar

O homem deu nome a todos os animais domésticos, às aves e aos animais selvagens, (Gn 2:20a).

Cuidar… Preservar, Gerir

O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden, para nele trabalhar e para o guardar.

 (Génesis 2:15).

CONHECER é preciso.

Queremos saber para ir mais além até ao significado, à valorização, ao cuidado.

[Quero] saber como Deus criou este mundo. Não estou interessado neste ou naquele fenómeno, no espectro deste ou daquele elemento. Quero conhecer os Seus pensamentos, o resto são detalhes. Albert Einstein

Eu estava apenas a pensar os pensamentos de Deus, segundo Ele. […] nós, os astrónomos, somos sacerdotes do Deus mais alto em relação ao livro da natureza…  atribuído a Johannes Kepler 

Tanto a Escritura como a Natureza são obras de Deus. São dois livros escritos em linguagens diferentes, com finalidades diferentes. O primeiro é sobre como ir para o céu; o segundo é sobre o ir do céu. Galileu Galilei

A astronomia não é apenas agradável, mas é também útil; não podemos negar que esta arte revela a admirável sabedoria de Deus. João Calvino

O saber humano é insuficiente e as conclusões das ciências não poderão sozinhas indicar o caminho para o desenvolvimento integral do homem. Bento XVI

“a terra é, essencialmente, uma herança comum, cujos frutos devem beneficiar a todos” (93) “Crescemos a pensar que éramos seus proprietários e dominadores, autorizados a saqueá-la (…) Esquecemo-nos de que nós mesmos somos terra (cf. Gn 2, 7) (2)

“É importante ler os textos bíblicos no seu contexto, com uma justa hermenêutica, e lembrar que nos convidam a «cultivar e guardar» o jardim do mundo (cf. Gn 2, 15).  Enquanto « cultivar » quer dizer lavrar ou trabalhar um terreno, « guardar » significa pro­teger, cuidar, preservar, velar.” (67) Francisco (Laudato Si)

Eu, tu, nós e a Terra:
um mundo imenso para descobrir, usufruir e valorizar.
E este é o nosso mundo, que nos foi entregue para administrar bem e passar às próximas gerações.

Porque… 

O mundo pertence ao SENHOR, com tudo o que nele existe; a terra e todos os que nela vivem são dele. (Salmo 24,1)

Módulo C

Conhecer a natureza é divertido, é desafiante, é inspirador.

Vem conhecer a nossa herança natural!

Calcula-se que cerca de 63% de todos os anfíbios, 23% das aves, 43% dos mamíferos, 78% dos peixes de água doce e 48% dos répteis estão extintos ou ameaçados de extinção; são muitas as espécies em risco e muitas as que se perdem sem que as cheguemos a conhecer. É difícil valorizar o que se perdeu se nem sequer sabíamos que existia. Por isso, a Associação A Rocha tem participado no esforço de identificar novas espécies em locais como a Papua Nova-Guiné onde apenas numa expedição em 2009 foram descobertas 200 novas espécies

O que está a acontecer ao clima no nosso planeta?

As estações podem mudar. A temperatura média pode aumentar. Geralmente lugares congelados podem ser descongelados. Áreas molhadas podem secar e áreas secas podem ser inundadas.

1/3 da população mundial não tem acesso à água potável.

90 milhões de pessoas sofrem as consequências de desastres naturais. Estima-se que até 2030 esse número suba para 350 milhões.

150 milhões de refugiados ambientais até o ano de 2050.

Em Portugal

2X – as áreas em risco de desertificação quase duplicaram desde 2000

23,6 milhões de toneladas de resíduos não urbanos produzidos em 2009

74% - entre 1995 e 2007, o consumo de matérias-primas aumentou cerca de 74% (cerca de 106 milhões de toneladas).

4º- Em 2008, Portugal ficou em quarto lugar com o maior aumento de emissões de gases com efeito de estufa desde 1990. Foram produzidos

511 kg de resíduos por cada um de nós (em média) em 2009 (equivalente a 1,4 kg/pessoa/dia).

(Atualização)

60% da superfície total do território continental de Portugal está em risco de desertificação (2021)

11,6% - entre 2013 e 2021 o consumo de matérias-primas (163,9 milhões de toneladas, 2021)

14º - Em 2020, Portugal ficou em 14º lugar com o maior aumento de emissões de gases com efeito de estufa

A energia e os transportes são os principais setores da economia responsáveis ​​pelas emissões de poluentes atmosféricos em Portugal.

Sempre que permitimos que as espécies se extingam por causa da ganância ou descuido, extinguimos algo único da autorrevelação de Deus na criação. Dave Bookless (Diretor de Teologia, Igrejas e Comunidades Sustentáveis – A Rocha Inglaterra)

Isto é parte do que está a acontecer nos nossos dias:

1.000.000 As espécies estão a desaparecer 100 a 1.000 vezes mais rapidamente do que em épocas anteriores

150 tipos únicos de organismos são extintos. Diariamente.

60% dos mamíferos e um terço das espécies de répteis, aves e peixes da Europa encontram-se em perigo.

81% dos ribeiros, rios e lagos do mundo estão poluídos. Muitos ecossistemas de zonas húmidas e de rios desapareceram

20% da população mundial consome 80% dos recursos do planeta

Resultado? Perda de biodiversidade!

O que perdemos quando se extinguem espécies, se destroem habitats, quando se abusa dos ecossistemas?

Os habitantes da Terra esgotaram a 27 de setembro de 2011 (27 de julho de 2022) os recursos naturais que o planeta lhes proporciona anualmente. Do ponto de vista ecológico temos, efectivamente, gasto o nosso salário anual com um quarto do ano ainda a percorrer. Global Footprint Network

Mas muitos de nós continuamos a viver, se não na inconsciência do amanhã, pelo menos com a convicção de que aquilo que é destruído poderá sempre ser consertado. Jean-Louis Schlegel (sociólogo das religiões)

A maioria dos sete mil milhões de pessoas que hoje vivem na terra sonha legitimamente com o nosso confortável e consumista modelo de vida ocidental; todavia, é impossível estender esse modelo a todos: seriam precisos três planetas! Luísa Schmidt (socióloga)

Separada da Palavra criadora, a Vida perde-se cada vez mais

De quantos planetas Terra precisamos?

Ao cálculo da avaliação do nosso comportamento ecológico, do nosso estilo de vida, dos nossos hábitos de consumo e da forma como utilizamos os recursos dá-se o nome de “Pegada Ecológica”. As notícias mostram que os seres humanos estão a deixar marcas gigantescas no Planeta.

Sabes qual é a pegada ecológica do teu país?

Portugal: 4,5 ha

Sabes qual é o valor comparativo da tua PE com a de uma pessoa nos EUA e no Sri Lanka?
EUA: 8,0 ha
Timor Leste:0.4 ha

Estadísticas 2007 - Living Planet 2010

1Ha = 1 campo de futebol

Atualização (2022)

Portugal 4,6 ha

Qatar: 14,27 ha

Yemen 0,51 ha (2021)

Módulo D (túnel)

Graças a Deus, também há boas notícias,
há esperança!

VOZES DE ESPERANÇA
Não sabemos o que o futuro nos reserva. Paradoxalmente, o que desconhecemos é uma das poucas fontes de esperança que nos restam. Viriato Soromenho-Marques (professor catedrático na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

Estudos têm mostrado que um dos traços de personalidade mais marcantes entre os ambientalistas é a ansiedade. A abordagem cristã é muito diferente: é de celebração, gratidão e esperança. Peter Harris (teólogo, fundador de A Rocha)

É possível ter um novo tipo de mundo, um mundo onde haverá mais compaixão, mais gentileza, mais cuidado, mais gargalhadas, mais alegria para toda a criação de Deus, porque esse é o sonho de Deus. Desmond Tutu (arcebispo, Nobel da Paz)

Qual é a fonte da esperança dos cristãos?
(segundo a Bíblia)

EM BOAS MÃOS
O mundo pertence a Deus, Ele tem a palavra final e Ele ama a Sua criação.
Pois na sua mão está a vida de todos os seres vivos. (Job 12,10a)

RECONCILIAR MESMO TUDO
Jesus veio, inaugurou uma nova fase da história, tornando possível a reconciliação das pessoas com o Criador e com o resto da criação.
Porque Deus achou por bem estar totalmente presente no seu Filho, e também, por meio dele, reconciliar consigo mesmo tudo o que existe na Terra e no Céu, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz. (Colossenses 1,19-20)

A REALIZAÇÃO TOTAL DO UNIVERSO
O povo de Deus (a Igreja) tem um papel ativo como pacificador promovendo e demonstrando a reconciliação, vivendo como uma comunidade que cultiva e aponta à mudança de mentalidade, de atitude e de comportamentos.
[Deus] Deu-nos a conhecer o mistério da sua vontade e o plano generoso que tinha determinado realizar por meio de Cristo. Esse plano consiste em levar o Universo à sua realização total, reunindo todas as coisas em submissão a Cristo, tanto nos Céus como na Terra. (Efésios 1, 9-10)

(segundo a Bíblia)

O que podemos esperar?

A criação tem sido submetida à escravidão da corrupção destruidora

a terra tem estado amaldiçoada por causa da rebeldia humana

há muito que a terra geme e sofre com este peso.

(ver Romanos 8:22)

MAS…

Mas...

chegará o dia em que a criação será libertada
e partilhará da gloriosa liberdade dos filhos de Deus.
(Romanos 8,21)


ENTÃO…

serão inaugurados uns novos céus e uma nova terra, onde habita a justiça

e todo o resquício do pecado e das suas consequências desaparecerá.

Tudo nessa nova criação descansará no poder da redenção e não,
como na primeira criação, na bondade da criatura.

Módulo E

Conhecer a natureza, apreciar a natureza, cuidar da natureza, estão na nossa natureza cristã; fazem parte do nosso ADN

porque estão inscritas nas Sagradas Escrituras que nos informam e orientam. Por isso, as comunidades de fé cristã são

NATURALMENTE PARCEIRAS

da sociedade e de todas as pessoas de boa vontade na luta pela preservação e gestão do imenso e insubstituível património natural que é o Planeta Terra, nossa casa comum.

Todos temos de tornar-nos parceiros num ousado esforço para mudar os próprios alicerces da nossa civilização. Estou, no entanto, profundamente convencido de que a verdadeira mudança só é possível quando começa no interior de quem a propõe. Al Gore

As fés guiam e dirigem a forma como pensamos, como agimos e vivemos a nossa vida. A WWF trabalha com líderes religiosos e comunidades de fé, que são quem melhor articula os ideais éticos e espirituais relacionados com o valor sagrado da Terra e da sua diversidade. WWF Sacred Earth Programme

O Banco Mundial orgulha-se de apoiar o processo inovador de envolver os principais grupos de fé com a conservação ambiental – uma abordagem que se tem vindo a mostrar promissora. “Faiths and the environment”, World Bank Support 2000-05

Nós esperamos e acreditamos que tanto as comunidades de fé como as organizações ligadas à conservação da natureza podem beneficiar do trabalho em parceria pelo reconhecimento e proteção do mundo natural, que a tantos inspira. Nik Lopoukhine: Presidente da World Commission on Protected Areas

Comunidades de fé, autarquias, escolas, organizações ambientais, empresas…. NATURALMENTE parceiros pelo nosso património natural, na nossa cidade, no nosso Planeta.

Contamos contigo?!


Módulo F

Aqui podes calcular a tua pegada ecológica!

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.16.16
Siga-nos em: