Estudo bíblico indutivo – o que é?
É um método de estudo da Bíblia que procura abordar o texto bíblico sem ideias preconcebidas, permitindo que o texto fale por si. Este método consiste em três passos: Observação, Interpretação e Aplicação.
Orientação:
Sugestões práticas para uma boa gestão do tempo de estudo, pensado para 50 minutos.
Observar (10 minutos): perguntas sobre aquilo que o texto diz; não o que nós pensamos que diz, não o que ouvimos dizer que diz, mas aquilo que realmente diz! (as respostas às perguntas podem ser um pouco óbvias, mas ficará surpreendido com a facilidade com que nos afastamos subtilmente das palavras que estão escritas); pode fazer esta parte pedindo a participação de todos os presentes no grupo, cada um respondendo a uma questão à vez. São respostas diretas e que não devem dar origem a debate, uma vez que a próxima etapa é especificamente destinada a isso.
Interpretar (20 minutos): perguntas sobre o significado ou a interpretação daquilo que já percebemos que o texto diz. É uma parte que normalmente suscita bastante o debate, por isso, se estiver a dirigir o estudo, tente manter o grupo focado no que se está a discutir e a não se dispersar muito, nem a ficar eternamente na mesma questão.
Aplicar (20 minutos): perguntas sobre a forma de viver hoje aquilo que entendemos do texto. É um momento mais de partilha pessoal, em que cada pessoa apresenta a sua perspetiva, tendo em conta a sua experiência e visão das coisas. Cada grupo de estudo tem as suas dinâmicas e a sua forma de interagir com o texto e uns com os outros. Alguns grupos terão facilidade em responder a todas as questões, mas outros sentirão dificuldade em finalizar o estudo. Por isso, em cada secção ‘Aplica’ indicamos as questões que consideramos mais facultativas, que podem ser excluídas ou apressadas para melhor gestão do tempo.
Estes estudos foram construídos a partir da tradução a BÍBLIA para todos. Sugerimos que sejam, por isso, conduzidos principalmente a partir desta tradução, podendo haver recurso a outras traduções para comparação e melhor interpretação.
O nosso agradecimento ao Grupo Bíblico Universitário (GBU), autores destes estudos, por nos permitirem disponibilizá-los no site biblia.pt