Estudos Bíblicos Indutivos – “No Princípio…”
Série de Estudos Bíblicos que partem de Génesis 1 e 2 para explorar temas relacionados com identidade, missão e redenção!
Apresentação
Os primeiros capítulos do Génesis são muitas vezes usados no âmbito da apologética, mas nem sempre exploramos a profundidade teológica destes capítulos para lá do debate científico sobre as origens. Só que na realidade tratam-se de textos muito ricos no que diz respeito à identidade e à missão do ser humano, textos que depois têm repercussões em diferentes partes das Escrituras.
No primeiro semestre do ano letivo 2023-2024, ao iniciarmos um novo ciclo formativo no GBU, decidimos precisamente abordar estes textos e os seus ecos ao longo das Escrituras porque eles nos oferecem fundamento para entender toda a obra redentora de Deus e tudo aquilo que nos propomos ser e fazer enquanto movimento estudantil que dá testemunho dessa redenção.
O tema do primeiro semestre de 2023-2024 é, portanto, Teologia da Criação, e começou a ser abordado no EBU ‘23 com o orador Jonathan Wilson. Os estudos bíblicos aqui compilados são inspirados pela partilha do orador do EBU e também pelas reflexões feitas ainda antes do encontro pela Comissão Organizadora do EBU. Nessa Comissão Organizadora participaram o Henrique Palumbo, a Raquel Gordilho, a Raquel Roxo Couto, a Rute Lino, o David Raimundo e o Manuel Rainho, e todos contribuíram, de forma mais ou menos direta, para estes estudos. As sugestões apresentadas pelo Samuel Loa-Ferreira na fase inicial da elaboração e a revisão final feita pela Débora Raimundo também contribuíram para dar forma a este projeto.
Prepara-te para Seres Surpreendida/o
Quer tenhas uma experiência de muitos anos a ler a Bíblia ou seja esta a primeira vez que estás a tentar estudá-la, talvez partas do pressuposto de que a Bíblia é um livro sagrado que trata apenas de coisas “espirituais” com pouca relevância para a nossa vida quotidiana fora da esfera religiosa. Mas a Bíblia é muito consistente a quebrar essa barreira entre aquilo que é visto como sagrado e aquilo que é visto como banal ou profano. E é logo nos textos iniciais da Bíblia que essa barreira começa a ser quebrada, pois estes textos comunicam a todas as dimensões da vida humana: vocação e trabalho, descanso, vida em comunidade e relacionamentos, etc. Prepara-te portanto para seres surpreendido/a com os ecos que Génesis 1 e 2 tem nas Escrituras e os desafios que traz à nossa sociedade e à tua vida atual!
Dicas Práticas
Os estudos bíblicos aqui coligidos não têm um caráter estritamente indutivo, mas optamos por seguir o procedimento EPA - Espreita, Percebe e Aplica - habitualmente usado para os estudos bíblicos indutivos (EBIs) de modo a facilitar o uso deste recurso por parte dos núcleos e dos grupos do GBU habituados aos EBIs.
O método EPA em três passos, com dicas para uma boa gestão do estudo pensando numa duração efetiva de 50 minutos:
Espreita (10 minutos): perguntas sobre aquilo que o texto diz; não o que eu penso que diz, não o que tu pensas que diz, não o que ouvimos dizer que diz, mas aquilo que realmente diz! (as respostas às perguntas podem ser um pouco óbvias , mas ficarás surpreendido com a facilidade com que nos afastamos subtilmente das palavras que estão escritas); podes fazer esta parte pedindo a participação de todos os presentes no núcleo, cada um respondendo à vez a uma questão. São respostas diretas e que não devem dar origem a debate, uma vez que a próxima etapa é especificamente destinada a isso.
Percebe (20 minutos): perguntas sobre o significado ou a interpretação daquilo que já percebemos que o texto diz. É uma parte que normalmente suscita bastante o debate, por isso, se estiveres a dirigir o estudo, tenta manter o grupo focado no que se está a discutir e a não dispersar muito (nem a ficar eternamente na mesma questão).
Aplica (20 minutos): perguntas sobre a forma de viver hoje aquilo que entendemos do texto. É um momento mais de partilha pessoal, em que cada pessoa apresenta a sua perspetiva, tendo em conta a sua experiência e visão das coisas. Cada grupo de estudo tem as suas dinâmicas e a sua forma de interagir com o texto e uns com os outros. Alguns grupos terão facilidade em responder a todas as questões, mas outros sentirão dificuldade em finalizar o estudo. Por isso, em cada secção ‘Aplica’ indicamos as questões que consideramos mais facultativas, que podem ser excluídas ou apressadas para melhor gestão do tempo.
Tradução da Bíblia. Estes estudos foram construídos a partir da tradução A Bíblia Para Todos da Sociedade Bíblica Portuguesa (disponível online aqui