Exposições
(Multimédia)
“A Bíblia em Festa”
Testemunha da relevância e contributo da Sagrada Escritura no debate dos problemas que flagelam a sociedade contemporânea. Aborda ainda temas como: O que é a Bíblia? Quais os seus conteúdos? Como chegou até nós? Quais as línguas originais, traduções e contributo linguístico? Qual a sua influência nas artes, direitos humanos e pensamento ocidental? A Exposição apresenta-se em 5 módulos principais, ocupando espaço amplo com divisórias ou em salas contíguas, um mínimo de 150 m2, embora o espaço recomendado seja 200m2.
“Eklogia”: Juntos pelo Planeta
A exposição promove a redescoberta da identidade cristã na sua componente “ambiental” e desafia os visitantes a desfrutarem e a cuidarem da criação. Os expositores ocupam 200m2 e organizam-se em três etapas designadas de Planeta azul, Palavra viva, Igreja verde, as quais, de forma inovadora apresentam informação escrita e conteúdos interativos preparados para diferentes tipos de visitantes (crianças, famílias, grupos cristãos, etc.).
(Rol-up)
“Entre o Sofrimento e a Esperança”
Esta exposição itinerante foi concebida para interpretar e responder ao drama do sofrimento mediante uma visão bíblica. Os conteúdos, preparados em três perspetivas (do doente, do visitante e dos técnicos de saúde), formam um conjunto de 12 expositores (suportes de 2m x 0,8m) muito fáceis de montar e transportar.
“O Tesouro mais Precioso”
Dá a conhecer a vida e a obra do tradutor J. F. d’Almeida, por meio de uma abordagem que associa Bíblia, cultura e espiritualidade. A exposição é composta por 6 roll ups e 3 painéis temáticos (suportes de 2m x 2m).
“Quem é Jesus” (Bíblia em Ação)
Dá a conhecer quem é Jesus, desde o seu nascimento, a sua vida na terra, ensino, morte e ressurreição. Colocando Jesus ao alcance de todos e para todos. A exposição é composta por 10 roll ups (suportes de 2m x 0,8m), e acompanha uma banda desenhada para distribuição gratuita.
“Selfies da reforma”
Selfies da Reforma é uma exposição que, não tendo a pretensão de oferecer um saber especializado, procura através da arte postal dar a conhecer os protagonistas, os lugares emblemáticos e ainda os momentos que marcaram o movimento reformador do século XVI e contribuíram para o desenvolvimento do pensamento protestante. A exposição assume-se como um instrumento de educação e uma estratégia pedagógica que está ao dispor dos agentes ligados tanto à História como à educação cívica e espiritual, que queiram usar da perspetiva filatélica para abordar as questões ligadas aos movimentos reformadores.
Os conteúdos presentes nesta coleção foram reunidos em 10 tópicos e apresentados em 14 expositores que desafiam os visitantes a refletirem sobre o lugar dos diferentes assuntos nesta temática.
“Violência? Dá-lhe a volta!”
Apela à luta contra a violência através daquilo que a Bíblia diz a respeito da violência humana e da solução que podemos dar-lhe. Os conteúdos bíblicos, devidamente ilustrados com imagens que lhe conferem uma força particular, estão organizados em 10 painéis (suportes de 2m x 0,8m) que apresentam os vários subtemas.
Exposição de Bíblias
Exibe um conjunto de (até) 100 Bíblias e artefactos que mostram: a diferença entre as antigas e as contemporâneas, a diversidade de línguas, traduções, materiais e linguagens distintas, bem como a variedade de suportes, etc. A diversidade e o número de elementos e de obras que acompanham a exposição pode ser adaptado às características dos espaços disponíveis.
Nota: A par da exibição das exposições sugere-se a oferta de um programa de animação cultural onde se incluem visitas guiadas, conferências, oficinas para crianças, concursos, entre outras atividades que, destinadas a segmentos de público diferenciado, ajudam a aprofundar os temas abordados.
Gostava de saber mais?
Contacte: Simão Fonseca