Sociedade Bíblica de Portugal

24 – A Lei e a Terra – LIDERANÇA CRISTÃ EFICAZ

ORAÇÃO“Quanto eu amo, SENHOR, a tua lei! Medito nela todos os dias.” (Samos 119:97). Que esta seja a minha experiência, hoje, ao ler a tua Palavra.

Texto(s) bíblico

Travessia do Jordão

1No dia seguinte, bem cedo, Josué e todo o povo saíram de Chitim e dirigiram-se para junto do Jordão. E ali acamparam antes de atravessarem o rio. 2Passados três dias, os chefes do povo percorreram o acampamento 3e deram as seguintes ordens: «Quando virem os sacerdotes levitas a transportar a arca da aliança do Senhor, vosso Deus, deixem o acampamento, ponham-se a caminho e sigam atrás deles. 4Mas entre vós e a arca deve ficar uma distância de cerca de um quilómetro. Dessa forma, podem ver o caminho a seguir, pois nunca por lá passaram antes.»

5Josué deu ainda estas ordens ao povo: «Purifiquem-se, porque amanhã o Senhor fará no vosso meio coisas maravilhosas.» 6Disse depois aos sacerdotes para pegarem na arca da aliança e para se colocarem à frente do povo. E eles fizeram o que Josué mandou. 7O Senhor falou a Josué: «A partir de hoje vou engrandecer-te diante de todo o povo de Israel, para que todos fiquem a saber que eu estou contigo, tal como estive com Moisés. 8Diz aos sacerdotes que levam a arca que parem junto do rio Jordão, quando lá chegarem.»

9Josué disse então aos israelitas: «Aproximem-se e ouçam o que diz o Senhor, vosso Deus: 10“Fiquem sabendo que o Deus vivo está no vosso meio e que, à medida que forem avançando, ele há de expulsar os cananeus, os hititas, os heveus, os perizeus, os guirgaseus, os amorreus e os jebuseus. 11Por isso, a arca da aliança do Senhor de toda a Terra vai à vossa frente atravessar o Jordão. 12Para esse efeito, escolham doze homens, um por cada tribo de Israel. 13Quando os sacerdotes que levarem a arca da aliança do Senhor de toda a Terra tiverem tocado com os pés na água, o Jordão abrir-se-á e as águas que vêm de cima hão de juntar-se como numa barragem.”»

14E quando o povo saiu das suas tendas para atravessar o rio, os sacerdotes que levavam a arca da aliança iam à sua frente. 15Chegaram ao rio Jordão. Era no tempo das ceifas, quando o rio vai a transbordar pelas margens. Mas logo que os pés dos que levavam a arca tocaram na água, 16as águas que desciam pararam e amontoaram-se como se formassem uma barragem, numa grande extensão, até perto de Adam, localidade situada nas proximidades de Sartan. E as águas que desciam para o mar de Sal ficaram completamente separadas, de modo que o povo pôde atravessar. Isto deu-se perto de Jericó.

17Os sacerdotes que levavam a arca da aliança do Senhor conservaram-se de pé sobre o leito seco do rio, enquanto o povo de Israel ia atravessando a pé enxuto. Ali estiveram até que o povo atravessou o Jordão.

Monumento das doze pedras

1Depois de todo o povo ter atravessado o Jordão, o Senhor disse a Josué: 2«Escolham doze homens, um por cada tribo, 3e mandem-lhes tirar doze pedras do meio do rio, do lugar onde estiveram parados os sacerdotes, e que levem essas pedras para o sítio em que o povo irá passar a noite.»

4Josué chamou então os doze homens que tinham sido escolhidos de todas as tribos 5e disse-lhes: «Passem à frente da arca da aliança do Senhor, vosso Deus, e vão até ao meio do rio. Cada um tire uma pedra e ponha-a ao ombro, uma por cada tribo de Israel. 6Estas pedras ficarão como sinal daquilo que o Senhor fez. E quando os vossos filhos perguntarem um dia o que significam estas pedras para vós, 7responderão: “As águas do Jordão pararam e abriram caminho, quando a arca da aliança do Senhor atravessou o rio. Estas pedras estão a recordar para sempre ao povo de Israel o que aqui se passou.”»

8Os israelitas fizeram como Josué lhes mandou: foram ao meio do rio e tiraram as doze pedras, uma por cada tribo de Israel, tal como Deus tinha ordenado a Josué. Em seguida, levaram-nas para o sítio onde iam acampar e lá as colocaram. 9Josué mandou colocar outras doze pedras no meio do Jordão, no sítio onde estiveram parados os sacerdotes que levavam a arca da aliança. Essas pedras ainda hoje lá estão.

10Os sacerdotes que estavam com a arca ficaram de pé no meio do rio até se cumprir tudo o que o Senhor tinha mandado a Josué dizer ao povo. Era aquilo que Moisés tinha ordenado. O povo apressou-se a atravessar o rio 11e, logo que todos acabaram de passar, os sacerdotes com a arca da aliança passaram também e colocaram-se à frente do povo. 12Também passaram os homens das tribos de Rúben, de Gad e da metade da tribo de Manassés. Preparados para a guerra, iam à frente dos outros israelitas, conforme Moisés lhes tinha dito. 13Eram cerca de quarenta mil os homens preparados para combater, que desfilaram diante do Senhor em direção à planície de Jericó. 14Aquilo que o Senhor realizou naquele dia fez com que o povo de Israel considerasse Josué como um grande homem. E todos o respeitaram, como tinham respeitado Moisés, até ao fim da sua vida.

15O Senhor disse a Josué: 16«Manda sair do Jordão os sacerdotes que transportam a arca da aliança17Josué mandou-os sair 18e logo que saíram do meio do rio e os seus pés pisaram terra seca, as águas do rio voltaram ao seu lugar; e corriam como antes, a transbordar pelas margens.

19O povo atravessou o Jordão no décimo dia do primeiro mês e acampou em Guilgal, a oriente de Jericó. 20Josué colocou ali as doze pedras tiradas do rio 21e falou assim aos israelitas: «Quando, daqui por diante, os vossos filhos perguntarem o que significam estas pedras, 22digam-lhes que o povo de Israel passou o rio a pé enxuto. 23Contem-lhes como o Senhor, vosso Deus, secou as águas para vocês atravessarem, tal como tinha secado o Mar Vermelho para nós passarmos.

24Por isso, todos os povos da terra hão de reconhecer como o Senhor é poderoso e vocês hão de respeitar sempre o Senhor, vosso Deus.»

REFLEXÃO

Quando Josué liderou o povo pelo rio Jordão, foi uma repetição quase exata do momento em que Moisés liderou o povo pelo Mar Vermelho — só que, desta vez, os inimigos de Israel tinham desistido de os perseguir! Deus estava a usar as semelhanças entre as duas situações, para fortalecer a posição de liderança de Josué (3:7).

Mas, o sucesso de Josué resultou de muito mais, que a mera associação do seu passado a uma celebridade espiritual. Ele tinha cultivado o hábito de ouvir Deus (1:7) e de lhe obedecer prontamente (1:9-13). Esta é a chave de uma liderança cristã eficaz: seguir as ordens de Deus. Além disso, Josué tinha duas características que o tornavam eficiente no trabalho de Deus. A primeira era uma fé ousada; ele afirmava publicamente a sua crença no poder de Deus (3:5). A segunda era humildade. Foi o próprio Deus, quem anunciou a sua confiança nele para suceder a Moisés (3:7), mas, Josué não deixou que isso lhe subisse à cabeça. Independentemente daquilo que Deus te peça para fazeres, são estas as qualidades que te tornarão bem sucedido.

Esta passagem, também, apresenta alguns símbolos interessantes. A Arca da Aliança simbolizava a presença de Deus no meio do povo de Israel. O Rio Jordão simboliza, para muitos, a experiência da morte — o fim da caminhada e o princípio da Terra Prometida. E as pedras, no meio do rio, simbolizavam o que Deus tinha vindo a fazer pelo povo.

Quais são os símbolos da tua vida cristã? Recua mentalmente, aos momentos significativos da tua caminhada com Deus. Há algum símbolo que te faça lembrar uma lição que Deus te tenha ensinado? Tem cuidado para não dares demasiada importância ao símbolo, e esqueceres o seu significado. Isto pode acontecer até com a Bíblia. De nada adianta ser um perito na Bíblia, se perdemos a paixão por Deus! Entrar na Terra Prometida foi o ponto alto da vida espiritual de Israel. Infelizmente, com o de-correr do tempo, o povo acabou por se esquecer do Deus que os tinha levado até lá.

APLICAÇÃO

Qual é a maior necessidade na tua vida atualmente: mais conhecimento da Palavra de Deus ou mais paixão por Deus? Como podes começar a suprir essa necessidade?

ORAÇÃO

Senhor Jesus, obrigado pelos momentos em que te encontraste comigo de uma forma especial. Mantém-me faminto pela tua palavra e apaixonado por te conhecer melhor.

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.16.16
Siga-nos em: