Sociedade Bíblica de Portugal

26 – Os Juízes – ESPÉCIE AMEAÇADA

OS JUÍZESO Livro de Juízes é uma parte do Antigo Testamento, muitas vezes, subvalorizada. O Génesis e o Êxodo foram novidades empolgantes! Ao milagre da criação, seguiram-se as aventuras de Abraão, Isaac, Jacob, José, Moisés e Josué. Mais adiante, temos os livros de 1 e 2 de Samuel e 1 e 2 de Reis, onde conhecemos dois dos maiores reis de Israel: David e Salomão.Mas, espera! Estamos a perder qualquer coisa! O que aconteceu ao povo de Deus, entre o tempo dos Patriarcas e o tempo dos Reis? É disso que trata o Livro de Juízes. O povo de Israel está na Terra Prometida e começou a crescer e a desenvolver-se numa grande nação. O problema - do ponto de vista deles — é que não têm rei. O problema - do ponto de vista de Deus - é que eles continuam a afastar-se dele, para adorar os ídolos. Por que haviam de querer adorar os deuses Cananeus da fertilidade (Baal e Astarté), em vez do único e verdadeiro Deus, que os tirou do Egito com tantas demonstrações de amor e poder? Já agora, por que razão as pessoas viram as costas a Deus, hoje em dia? Esta é uma das questões subjacentes, em que deves meditar nas próximas cinco leituras.Deus puniu o povo por causa da sua idolatria, permitindo que os povos vizinhos (Midianitas e Filisteus) o atacassem e oprimissem, por longos períodos de tempo. Quase que ouvimos Deus dizer: “Quantas vezes temos de passar por isto, até vocês aprenderem?” Mas, apesar disso, Deus dá-lhes líderes especiais (Juízes) que, quando o povo, finalmente, cai em si e clama a Deus, o livram das consequências do seu pecado. Contudo, uns anos depois, voltam a esquecer-se de Deus e começa tudo outra vez.O Livro de Juízes não é apenas tristeza e condenação. Contém as histórias de algumas das personagens mais intrigantes da Bíblia — Débora, Gedeão e Sansão. A nossa leitura termina, ainda, com uma das histórias mais românticas da Bíblia, o Livro de Rute.Por vezes, as partes da Bíblias que nos são menos familiares revelam-se as mais percetíveis. Isto, porque, ao não trazemos ideias pré-concebidas; conseguimos ter uma visão fresca daquilo que Deus está a dizer. Prepara-te para algo especial!ORAÇÃOPai celestial, anseio por ouvir a tua voz. Ajuda-me a ouvir, verdadeiramente, o que tens para me dizer agora.

Texto(s) bíblico

Morte de Josué

6Quando Josué despediu a assembleia de Israel, cada um dirigiu-se ao seu respetivo território para dele tomar posse.

Os povos que permaneceram em Canaã

1Estes são os povos que o Senhor deixou ficar, para pôr à prova os israelitas que ainda não tinham entrado na guerra para conquistar Canaã. 2Ele assim fez, para ensinar às gerações que não tinham feito essa experiência, quanto custa estar em guerra. 3Ficaram por tomar as cinco cidades dos filisteus, os cananeus, os sidónios e os heveus, que habitavam nos montes do Líbano, desde o monte Baal-Hermon até ao desvio para Hamat. 4Eles serviam, pois, para pôr à prova Israel, para ver se obedecia aos mandamentos que o Senhor dera aos seus antepassados, por intermédio de Moisés. 5Assim o povo de Israel estabeleceu-se entre os cananeus, os hititas, os amorreus, os perizeus, os heveus e os jebuseus. 6Casaram-se com mulheres desses povos e deram-lhes as suas filhas em casamento e prestaram culto aos seus deuses.

REFLEXÃO

Alguma vez ouviste alguém dizer: “O Cristianismo está morto, à beira da extinção”. Pode ser irritante, mas, na verdade, o Cristianismo está sempre à distância de uma geração de ser extinto. A próxima geração nunca saberá a realidade do evangelho e a verdade da Palavra de Deus, a menos, que os seguidores de Jesus a comuniquem.

Certamente, vemos um exemplo disso na leitura de hoje. Josué e os seus líderes tinham morrido (2:7), levando consigo os relatos do trabalho extraordinário de Deus no meio deles. Não importa a tua idade, tu tens uma missão importante para o resto da tua vida: contar aos outros, especialmente, aos mais jovens o que Deus fez por ti.

Infelizmente, os Israelitas não o fizeram e iniciou-se um ciclo de depressão na sua história (2:10-19). Afastaram-se de Deus, adoraram ídolos e experimentaram a derrota. Então, em desespero, clamaram a Deus e ele levantou-lhes líderes (Juízes) e salvou-os. Mas, não demorou muito até que o ciclo começasse outra vez, e outra vez.

Já viveste um ciclo assim na tua vida? Virar as costas a Deus ou dar pequenos passos, gradualmente, para longe dele, pode levar-nos a sofrer consequências dolorosas. Mas, mesmo assim, Deus está a trabalhar. Repara, que ele planeou usar as derrotas para testar o seu povo (2:22), para descobrir se eles voltariam, verdadeiramente, para ele quando as coisas apertassem. Se, alguma coisa boa há em afastarmos-nos de Deus, é o facto de, quando nos aproximamos de novo, o nosso relacionamento com ele ficar mais forte (Tiago 1:2-4).

APLICAÇÃO

Como está o teu relacionamento com Deus, neste momento? Um pouco distante? Estás prestes a meter-te em problemas ou num desastre? O que podes aprender com o passado, que te aproxime de Deus no presente?

ORAÇÃO

Senhor Deus, estou grato, porque, mesmo quando vacilo tu que-res ajudar-me a aproximar-me de ti. Ajuda-me a remover as barreiras que impedem que a minha intimidade contigo cresça.

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.16.16
Siga-nos em: