Sociedade Bíblica de Portugal

55 – A Palavra viva – NÃO NOS DEIXES CAIR EM TENTAÇÃO

ORAÇÃOEstou tão grato pelo teu amor, Pai. Alimenta-me da tua Palavra hoje para que possa viver uma vida que te agrade.

Texto(s) bíblico

Mateus 3

Batismo de Jesus

13Nessa altura Jesus deslocou-se da Galileia ao rio Jordão para ser batizado por João Batista. 14Este, porém, negava-se a isso exclamando: «Sou eu quem tem necessidade de ser batizado por ti e tu é que vens ter comigo?» 15Mas Jesus respondeu: «Deixa lá. É bom cumprirmos deste modo toda a vontade de Deus.» E João concordou em batizá-lo.

16Assim que foi batizado, Jesus saiu da água. Nesse momento, abriram-se os céus e viu o Espírito de Deus a descer do céu por cima de si, como uma pomba. 17E uma voz do céu dizia: «Este é o meu Filho querido. Tenho nele a maior satisfação

Mateus 4

Jesus é tentado

1Em seguida, Jesus, conduzido pelo Espírito Santo, retirou-se para o deserto a fim de ser ali tentado pelo Diabo. «A Sagrada Escritura diz: Não se vive só de pão, mas também de toda a palavra que vem de Deus

REFLEXÃO

Por que razão Jesus precisou de ser batizado por João? Ambos sabiam que não era necessário. Afinal de contas, Jesus era o Filho de Deus sem pecado. Assim, o batismo do arrependimento de João era desnecessário. A resposta está na palavra “cumprir” (3:15). A missão de Jesus era carregar o pecado do mundo — incluindo o teu e o meu — sobre si próprio (João 1:29). A sua vida na terra, foi consagrada ao cumprimento desta missão e, como resultado, recebeu a afirmação do seu Pai celestial (3:17).

Passar diretamente da comunhão íntima com Deus, para as armadilhas que Satanás lhe tinha preparado no deserto (4:1), deve ter sido um choque para Jesus. Mas, mui-tas vezes, o inimigo escolhe atacar, logo, após um tempo de crescimento espiritual (ou mesmo durante). As tuas tentações podem não ser tão dramáticas como as que Jesus enfrentou. Podem ser, simplesmente, uma troca de palavras enraivecida com o teu cônjuge ou com colegas num momento de fraqueza, procurar relacionamentos pouco saudáveis, quando estás cansado e carente ou, até, orgulhares-te acerca do teu progresso espiritual. Mas, se estás a crescer no teu relacionamento com Deus, tem cuidado! Satanás vai procurar confundir-te e convencer-te de que não passas de uma fraude espiritual. Talvez tenha sido por essa razão, que Jesus se afastou para orar, após períodos de atividade espiritual intensa (Marcos 1:32-35).

É bom reparar no que Jesus fez para evitar as tentações de Satanás. Jesus recorreu à Palavra de Deus, a Bíblia, todas as vezes. Isso deu-lhe as bases sólidas necessárias para fazer as escolhas certas (4:4). O mesmo se aplica a nós, hoje. Repara, que a Bíblia pode proteger-nos, tal como protegeu Jesus. Mas, também, pode induzir-nos em erro se a usarmos mal, como Satanás tentou fazer (4:5-6). Por isso, é importante fazer parte de uma igreja que seja centrada em Cristo e onde a Bíblia seja ensinada. É muito mais fácil permanecer no caminho, quando temos de prestar contas a uma comunidade fiel de amigos cristãos. Não tentes atravessar o deserto sozinho.

APLICAÇÃO

Quando te sentes mais próximo de Deus? Quando estás mais suscetível à tentação? O que podes fazer para te preparares para as tentações que vais enfrentar esta semana?

ORAÇÃO

Senhor, perdoa-me pelas muitas vezes que cedi à tentação. Com o auxílio da tua Palavra e do teu Espírito, quero agradar-te com as minhas palavras, pensamentos e ações neste dia.

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.24.4
Siga-nos em: