85 – De Paulo para as Igrejas – E OS QUE SE AFASTAM?
ORAÇÃOSenhor Deus, peço que me enchas com o conhecimento da tua vontade, para que eu possa produzir frutos e viver uma vida que te agrade.
Texto(s) bíblico
Saudação
Agradecimento pelos dons de Deus
Oração pelos crentes
Cristo, centro do Universo
REFLEXÃO
Talvez conheças um amigo ou membro da família, que já foi um cristão compro-metido mas, cujo entusiasmo foi diminuindo, ao longo do tempo, a ponto, de pôr em causa esse compromisso. Como podemos encorajar os cristãos que se estão a afastar da fé? Era este o desafio que o apóstolo Paulo enfrentava, quando escreveu a carta aos Colossenses.
Paulo começou por enfatizar o lado positivo (1:3-6). O crescimento em Cristo, nem sempre é uma linha reta. Às vezes, ao compromisso inicial segue-se um contratempo. Em vez de repreender os Colossenses, Paulo louvou o seu bom começo e lembrou-os da influência positiva que tiveram sobre outras pessoas. Também, lhes garantiu que orava por eles (1:9-14). Os novos crentes precisam de encorajamento e oração, não de críticas.
Mas os Colossenses corriam o risco de descarrilar, pois, estavam a acrescentar coisas ao evangelho. Alguns até pensavam, que tinham de seguir as leis Judaicas para serem cristãos. Paulo corrigiu estes mal-entendidos, voltando ao ponto central do evangelho: Jesus Cristo. Escolheu cada frase da sua afirmação, cuidadosamente, redigida, (1:15-20) para comunicar as verdades importantes acerca de Jesus. Agora, estavam prontos para ouvir as Boas Novas, e Paulo entregou-as de forma compacta (1:21-23).
A estratégia de Paulo para ajudar os Colossenses dá-nos um bom exemplo. Na maioria das vezes, esperamos que os novos crentes sejam perfeitos e criticamo-los, assim que falham. “Estão a ver, eu sabia que ele não era verdadeiro.” Precisamos de orar por qualquer pessoa que se tenha afastado da fé, para que volte a centrar-se em Jesus Cristo, e precisamos de reconhecer que Deus é quem conhece os corações das pessoas — nós, não.
APLICAÇÃO
Conheces alguém que se tenha afastado? O que podes fazer esta semana, para o encorajar na sua fé? Como o poderás ajudar a voltar a centrar-se em Jesus Cristo?
ORAÇÃO
Jesus, obrigado por me reconciliares com Deus. Mantém-me perto.