Sociedade Bíblica de Portugal

90 – De Paulo para os líderes – QUERO ESTAR PRONTO

ORAÇÃOSe puderes, sai, ou vai até junto de uma janela e observa o céu. Ora em voz alta, oferecendo ações de graças e louvando a Deus.

Texto(s) bíblico

A vinda do Senhor

13Irmãos, não queremos que andem na ignorância a respeito dos que morrem, para não se mostrarem tristes como os outros que não têm esperança. 14Pois se nós acreditamos que Jesus morreu e ressuscitou, também Deus reunirá com Jesus todos os que morreram em união com ele.

15O que eu tenho a dizer em nome do Senhor é que nós, os que estivermos ainda vivos quando o Senhor vier, não precederemos os que já morreram. 16O próprio Senhor, ao sinal dado pela voz do arcanjo e pela trombeta de Deus, descerá do céu, e os que morreram em união com Cristo ressuscitarão primeiro. 17Depois nós, os que estivermos vivos, seremos conduzidos sobre as nuvens do céu, ao encontro do Senhor, juntamente com eles. E assim estaremos eternamente com o Senhor. 18Por isso confortem-se uns aos outros com estas palavras.

1Irmãos, quanto ao tempo e às circunstâncias em que isso vai acontecer não é preciso que vos escreva agora. 2Sabem muito bem que o dia do Senhor há de vir como um ladrão, pela calada da noite. 3Quando alguém disser: «Há paz e segurança», é então que repentinamente a desgraça cairá sobre eles. Será como uma mulher grávida que começa a sentir as dores do parto: não conseguirão escapar.

4Mas meus irmãos, vocês não vivem na escuridão da noite, de modo que aquele dia vos apanhe de surpresa como o ladrão, 5pois todos pertencem à luz e ao dia. Nós não somos da noite, nem da escuridão. 6Por isso mesmo, não andemos a dormir como os outros, mas estejamos vigilantes e sóbrios. 7Tanto os que dormem como os que se entregam à embriaguez é de noite que o costumam fazer. 8Mas nós, que pertencemos ao dia, vivemos com sobriedade, protegidos pelo escudo da fé e do amor e pelo capacete da esperança da salvação. 9Com efeito, Deus não nos destinou a sofrermos o seu castigo mas a alcançarmos a salvação por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor. 10Ele morreu por nós para vivermos sempre em união com ele, quer estejamos vivos ou mortos quando ele vier. 11Por isso, animem-se e ajudem-se uns aos outros como têm feito até aqui.

1 Tessalonicenses 4:13-5:11BPTAbrir na App Bíblia para todos

REFLEXÃO

A Segunda Vinda de Cristo foi um assunto que causou confusão aos líderes da Igreja primitiva. A maioria dos crentes sabia que Jesus tinha dito que voltaria, mas quando? Alguns pensaram que seria numa questão de dias, por isso, deixaram de trabalhar. Outros alegavam, que ele já tinha voltado. A Igreja precisava de ser, devidamente, ensinada acerca deste assunto delicado.

Ocasionalmente, ouvimos falar de um grupo de pessoas que vendeu todos os seus bens e dirigiu-se para o topo de uma montanha, à espera da Segunda Vinda, numa determinada data que acreditam ter identificado. Ou, de um professor da Bíblia que declara ter descoberto a data do regresso de Cristo. Não há dúvida, de que essas pessoas são motivadas por uma intensa e admirável devoção a Cristo.

Mas, perderam de vista o que a Bíblia diz acerca deste assunto. Mas, não deveremos evitar falar sobre a Segunda Vinda, só porque algumas pessoas a compreenderam mal. Paulo não hesitou em falar sobre como seria o regresso de Cristo, ao dizer que será um acontecimento espetacular (4:16-17). O próprio Jesus tomou algum tempo para explicar aos seus seguidores como será esse dia (4:15; Mateus 24). O nosso desafio, presentemente, é não valorizar demais, nem de menos, este importante facto.

Paulo estava hesitante em falar sobre quando a Segunda Vinda haveria de acontecer (5:1-3). Contudo, o que precisamos de saber, principalmente, é que será uma surpresa, como “um ladrão na noite”. Em vez de tentar determinar, exata-mente, quando vai acontecer, devemos estar vigilantes e sóbrios (5:6) para estar-mos preparados, quando acontecer.

Se formos capazes de manter este equilíbrio, a esperança do regresso de Cristo deve ser uma das realidades mais empolgantes da vida Cristã (4:18). Imagina como será ou-vir as trombetas e a voz do arcanjo e, então, finalmente, ver o Senhor face a face!

APLICAÇÃO

De que forma a realidade do regresso de Cristo afeta a maneira como vives a tua vida? De que forma te deveria afetar?

ORAÇÃO

Senhor Jesus, é sobremaneira incrível o facto, de que um dia, eu serei capaz de te ver face a face, e isso enche-me de alegria. Ajuda-me a viver o dia de hoje, tendo essa verdade maravilhosa em mente.

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.16.16
Siga-nos em: