Sociedade Bíblica de Portugal

22/02/2022

Texto(s) bíblico

16Do mesmo modo, façam brilhar a vossa luz diante de toda a gente, para que vejam as vossas boas ações e deem louvores ao vosso Pai que está nos céus.»

«Não pensem que vim anular a Lei de Moisés ou o ensino dos profetas. Não vim para anular mas para dar cumprimento.Por isso quem desobedecer ainda que seja a um só destes mandamentos mais pequenos e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no reino dos céus. Mas aquele que obedecer à lei e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será tido por grande no reino dos céus.Digo-vos mais: vocês não entrarão de maneira nenhuma no reino dos céus, se não cumprirem a vontade de Deus com mais fidelidade do que os doutores da lei e os fariseus

Lucas 12,57–59

«Ouviram o que foi dito aos antigos: Não matarásMas eu digo-vos: Todo aquele que se irritar contra o seu semelhante terá de responder em julgamento; aquele que insultar o seu semelhante, chamando-lhe “imbecil”, será julgado pelo tribunal; e aquele que lhe chamar “estúpido” merece ir para o fogo do inferno.Por isso, quando fores ao templo levar a tua oferta a Deus, e ali te lembrares que o teu semelhante tem alguma razão de queixa contra ti,deixa a oferta diante do altar e vai primeiro fazer as pazes com o teu semelhante. Depois volta e apresenta a tua oferta.

«Ouviram o que foi dito: Não cometerás adultérioMas eu digo-vos: Todo aquele que olhar para uma mulher com más intenções já cometeu adultério no seu coração.

Mateus 19,9Marcos 10,11–12Lucas 16,18

«Também foi dito: Todo o homem que se divorciar da sua mulher deve passar-lhe uma declaração

«Também ouviram o que foi dito aos antigos: Não farás juramentos falsos, mas cumprirás diante do Senhor o que jurasteBasta que digas sim, quando for sim, e não, quando for não. Tudo o que vai além disso é obra do Maligno

Lucas 6,29–30

«Ouviram o que foi dito: Olho por olho e dente por denteSe alguém te quiser levar a tribunal para te tirar a camisa, dá-lhe também o casaco.

Lucas 6,27–2832–36

«Ouviram o que foi dito: Amarás o teu próximoÉ deste modo que se tornarão filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz brilhar o Sol tanto sobre os bons como sobre os maus, e faz cair a chuva tanto para os justos como para os injustos.

Se amarem apenas aqueles que vos amam que recompensa poderão esperar? Não fazem também isso os cobradores de impostos?E se saudarem apenas os vossos amigos, que há nisso de extraordinário? Qualquer pagão faz o mesmo!

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.14.1
Siga-nos em: