Sociedade Bíblica de Portugal

“O Senhor é o meu pastor: nada me falta”

Texto(s) bíblico

Salmos 23 [22]

O bom pastor

1Salmo da coleção de David.

O Senhor é o meu pastor: nada me falta.

Talvez o Salmo mais conhecido da Bíblia, o mais citado e um em que podemos ver claramente a experiência do Salmista, Davi, que ao longo da sua vida foi um pastor, um músico, um guerreiro e um rei.

Apesar de ser um Salmo de aplicação universal, ele é claramente uma oração de Davi, que se lembrava de todos os momentos em que Deus Se tinha manifestado a ele, tinha provido as suas necessidades.

Em momentos de tribulação, desgaste, angústia (vivemos isso agora?) Deus levou-o a descansar;

Em momentos de perda (como quem perde alguém agora e nem tem como se despedir), Deus tinha confortado a sua alma;

Em lugares tão difíceis como “o vale da sombra da morte” ou “à frente dos meus inimigos” Deus tinha-se mostrado presente a Davi ele não receava. Tantas vezes nas últimas semanas ouvimos falar de um vírus que é um «inimigo silencioso e invisível», podemos encontrar no Bom Pastor a nossa segurança e como Davi dizer “não terei receio de nada”!

 

Acima de tudo, ao longo do Salmo, Davi chega a 3 conclusões, as mesmas que nós hoje podemos chegar:

  1. 1.Deus CUIDOU de mim (passado). Ele fala de momentos difíceis que já passou e nos quais Deus esteve com ele ao dizer coisas como “preparaste-me um banquete” ou “recebeste-me com todas as honras”; Na tua história, na minha história, assim como na história de Davi, Deus já cuidou de nós.
  2. 2.Deus CUIDA de mim (presente): “o Senhor É o meu pastor” – Ele é, não foi apenas no passado, Ele é hoje! Quando Moisés pergunta a Deus como o apresentar a Faraó, Deus responde da sarça ardente “Eu sou o que sou”. Deus É nosso pastor HOJE, cuida de nós HOJE, está connosco HOJE.
  3. 3.Deus CUIDARÁ de mim (futuro): “habitarei na casa do Senhor” quando tudo isto acabar, os momentos maus e os bons, os sucessos e os fracassos, quando tudo terminar aqui, Deus ainda estará a cuidar de mim, e preparou-me um lugar. Que esperança, que expectativa, que convicção! Em momentos como os que vivemos hoje, isto é fundamental!

 

O SENHOR É O NOSSO PASTOR. Ele cuidou, cuida e cuidará de nós. De mim e de ti.

 

Miguel Jerónimo
(Diretor Executivo da Sociedade Bíblica de Portugal)

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.24.4
Siga-nos em: