Sociedade Bíblica de Portugal
14/2/2020

A Década de Almeida (2028) – uma oportunidade!

Não obstante os 200 milhões de exemplares de Bíblias distribuídos, João Ferreira de Almeida é, em simultâneo, um dos mais desconhecidos autores de todo o espaço lusófono. Até 2028 (400 anos do seu nascimento) o projeto A Década de Almeida tem como objetivo tirar o tradutor luso da «clandestinidade» histórica e cultural e celebrar a sua tradução como património comum das igrejas herdeiras da reforma protestante. Enquanto calendário alargado de múltiplas e diversas iniciativas e acontecimentos, estamos comprometidos em:

  1. 1.Implementar a Casa de João Ferreira de Almeida, criada para estudar, promover e divulgar a sua vida e obra, designadamente a primeira tradução integral da Bíblia para português. Trata-se de uma parceria com a União de Freguesias de Tavares, concelho de Mangualde para a promoção da cultura e da língua portuguesas.
  2. 2.Realizar todos os anos, a cada dia 31 de Outubro – dia da Reforma Protestante – a Jornada A Bíblia de Almeida onde, entre vários aspetos, pretende-se incrementar o conhecimento (histórico, social e religioso) tanto do tradutor como da sua tradução. Esta é uma iniciativa conjunta com as escolas bíblicas nacionais.
  3. 3.Desenvolver uma banda desenhada Bíblia: Missão Possível que retrata a vida de JFA e a relevância da tradução das Escrituras para todos os falantes de língua portuguesa.
  4. 4.Colaborar na realização do Congresso Internacional A Bíblia na cultura Ocidental: Milénios de civilização. Trata-se de um desafio social e cultural em parceria com a Universidade Aberta, a Universidade de Lisboa e a Universidade Lusófona.
  5. 5.Divulgar a exposição filatélica A Bíblia na Arte Postal para dar a conhecer sete aspetos da história da Bíblia: edições históricas (manuscritas e impressas), tradutores, traduções em língua vernácula, cenas que ilustram os textos bíblicos, difusão escolas bíblicas e os eventos comemorativos (dia/semana da Bíblia, congressos, exposições e aniversários). Pretende-se que a mesma esteja em exibição nos Museus da Bíblia (Brasil, Alemanha, Hungria e EUA) e o Aquivo do Vaticano seguindo-se os locais de referência em território nacional.
  6. 6.Contribuir para a produção de um documentário televisivo sobre a vida e obra de Almeida realizado em parceria com a Rádio Televisão Portuguesa.
  7. 7.Propor aos Correios de Portugal, em parceira com as emissoras holandesa e indiana, a publicação conjunta de uma emissão filatélica comemorativa dos 400 anos do nascimento de JFAlmeida.

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.24.4
Siga-nos em: