Concubina
Nos tempos do Antigo Testamento, um homem não só podia ter várias esposas, mas também uma ou mais concubinas. Essas concubinas tinham um estatuto mais baixo e o seu principal propósito era o de gerar filhos. Eram também um símbolo de riqueza e poder. Não há referência a concubinas no Novo Testamento.
Estipulações legais
Há poucas estipulações legais referentes a casamento
No entanto, foram encontrados textos legais sobre concubinas entre outras culturas do antigo Oriente Próximo. De acordo com o livro de leis da antiga Babilónia, o Código de Hamurabi (século XVIII a.C.), por exemplo, um homem poderia tomar uma concubina mesmo que já tivesse filhos da sua primeira esposa. A primeira esposa poderia oferecer ao marido uma escrava. Um filho desse relacionamento era considerado filho desse homem e da sua primeira esposa.
Barriga de aluguer
Embora os textos legais do Antigo Testamento não tratem do assunto de “concubinas”, as concubinas surgem em várias narrativas.
Em Génesis, o principal objetivo das concubinas é gerar filhos para esposas inférteis. Os exemplos mais conhecidos são Agar
Um símbolo de poder
Em Samuel e Reis, as concubinas são principalmente um símbolo de riqueza e poder. O rei Salomão
Há duas histórias que mostram que as concubinas estavam diretamente associadas ao poder real:
- De acordo com 2 Samuel 16: 21-22, durante um conflito, o filho de David, Absalão, toma para si as concubinas de David "diante dos olhos de todo o Israel". Faz isso para mostrar que agora é ele o rei.
- Em 1 Reis 2: 13-25 Adonias quer casar com Abisag. No caso de Abisag, o texto deixa claro que esta foi chamada para uma função de serva, ou ancila, que se limitava a dormir "ao lado de David para o aquecer", o que sugere que, naquele caso, dada a condição física do rei, a intenção não era proporcionar a relação sexual. No entanto, Adonias parece considerá-la concubina do rei. Assim, Salomão encara o seu pedido como uma tentativa de tomar o poder real, e manda matá-lo.
Novo Testamento
Desde o período após o exílio babilónico