Graça no Novo Testamento
No Novo Testamento, a graça é o favor e a bondade imerecidos que Deus mostra ao seu povo. Muitas vezes, o significado é expandido para significar a salvação de Deus para a humanidade por meio de Jesus Cristo
Terminologia
Nas traduções do Novo Testamento, 'graça' geralmente representa a palavra grega charis. Esta palavra significa 'aquilo que traz deleite, felicidade, alegria ou bênção'.
A graça como ajuda de Deus
A graça, no Novo Testamento, refere-se geralmente ao modo como Deus ajuda as pessoas, ou à bênção
Graça como salvação de Deus, através de Jesus Cristo
No Novo Testamento, a graça também se refere frequentemente à graça que Deus deu à humanidade através de Jesus Cristo: através de Jesus, os crentes são salvos, mesmo que não o mereçam. Paulo coloca a graça de Deus em contraste com as ações das pessoas. Escreve que os crentes não são salvos pelos seus próprios esforços - seguindo a lei judaica - mas apenas pela graça de Deus ( Efésios 2: 8-9). Pela sua graça, Deus aceita as pessoas como justas se elas crerem em Jesus Cristo ( Gálatas 2: 21).
Noutras partes do Novo Testamento, como o XtopicX_2517_evangelho de João, os méritos da lei e da graça são justapostos (veja, por exemplo, João 1: 14-18).
Os dons espirituais como graça de Deus
A palavra charis ('graça') é por vezes usada no Novo Testamento com um significado semelhante ao carisma. Nesse caso, refere-se aos dons espirituais que Deus concede aos crentes. Nesse sentido, a 'graça' (charis) dada a Paulo por Deus consiste no seu dom apostólico ( Romanos 12: 3). A ideia por trás disso é, muito provavelmente, que os cristãos recebem presentes de Deus "pela graça", para edificarem a igreja.