A Primeira Viagem Missionária de Paulo
A primeira viagem missionária de Paulo começa e termina na cidade de Antioquia da Síria. A jornada leva-o até à ilha de Chipre e a vários lugares na Ásia Menor. Há um relato da sua primeira viagem missionária em Atos, capítulos 13 e 14.
É provável que esta viagem tenha acontecido entre o ano 45 e 50 d.C.
Partida de Antioquia
O livro de Atos
Um ano mais tarde, os cristãos de Antioquia enviam a Paulo e a Barnabé para que possam continuar a pregar o evangelho noutros lugares (Atos 13:1-3). O primo de Barnabé, João Marcos, também os acompanha (Atos 12:25).
Na Ilha de Chipre
Em Atos, lemos que Barnabé e Paulo navegam primeiro para Chipre. Ali, Sérgio Paulo, o procônsul
Em Antioquia da Pisídia
A partir de Chipre, Paulo e Barnabé embarcam para a cidade de Perga. Nesta altura, João Marcos deixa-os. Barnabé e Paulo prosseguem viajem, entretanto, rumo a outro lugar na Ásia Menor, também chamado de Antioquia. Ali, ambos pregam o evangelho na sinagoga. A maioria dos judeus opõe grande resistência ao evangelho. No entanto, há um certo número de pagãos que chega à fé nesse lugar. (Atos 13:13-52).
Em Icónio, Listra e Derbe
Nas cidades de Icónio, Listra e Derbe, Barnabé e Paulo conseguem trazer alguns judeus e pagãos à conversão. No entanto, também aqui encontram uma considerável resistência por parte dos judeus e dos seus líderes (Atos 14:1-20).
De volta a Antioquia
Finalmente, Barnabé e Paulo regressam a Antioquia da Síria. Aí chegados, fazem um relato completo das suas viagens (Atos 14:21-28).