A Mensagem de Paulo acerca de Jesus Cristo
Para Paulo, não parece ser assim tão importante o que Jesus disse e fez durante a sua vida aqui na Terra. Para ele, a coisa mais importante é o facto de Jesus ter morrido por nós e ressurgido de novo. Se crermos nele, Deus salvar-nos-á.
Para dar mais peso às suas palavras, Paulo faz frequentes referências ao Antigo Testamento.
A Vida de Jesus na Terra
Nas suas cartas, Paulo raramente escreve acerca do que Jesus
Paulo não ouviu Jesus a pronunciar essas palavras pessoalmente, mas escutou-as da boca de outros cristãos, uma vez que, em contraste com os apóstolos em Jerusalém, Paulo nunca conheceu Jesus em pessoa.
O Senhor Morto e Ressurgido
A afirmação de que Jesus Cristo é o Filho de Deus ocupa o lugar central da mensagem de Paulo (Romanos 1:1-4). Jesus morreu como um mártir, mas depois ressurgiu dos mortos e agora está com Deus nos lugares celestiais (1 Coríntios 15:3-4).
Todos merecem o castigo de Deus, pelo facto de cometerem pecados. Na verdade, todos merecem a morte. Mas Jesus Cristo levou todos os nossos pecados sobre si mesmo, enquanto mártir, e assim pela sua morte salvou a Humanidade (Romanos 5:6-11).
O Regresso de Jesus Cristo
Segundo Paulo, Jesus Cristo regressará do Céu em breve. Vai ajuntar todos os que crêem nele à sua volta, Então, os cristãos vão estar com ele para a eternidade e terão vida eterna (Filipenses 3:20, 1 Tessalonicenses 1:9-10 e 1 Tessalonicenses 4:15-17).
O Antigo Testamento como Prova
Para comprovar a veracidade da sua mensagem, Paulo faz frequentes referências ao Antigo Testamento, como na carta aos Romanos 15:12, na qual refere Isaías 11:1.
Para os judeus, as escrituras do Antigo Testamento contêm as palavras de Deus. Também para muitos não-judeus ele é um livro importante, vetusto e eminente. De acordo com Paulo, contém tudo o que Deus planeou para o mundo e para a Humanidade (Atos 26:22-23; Atos 28:23).