A Quarta Viagem de Paulo: Roma
A quarta viagem de Paulo começa em Jerusalém e termina em Roma. A maior parte da jornada é feita de navio. Há um relato dessa viagem em Atos 27-28.
A viagem acontece por volta do ano 58 d.C.
Apelo a César
No final de sua terceira viagem missionária, Paulo chega a Jerusalém. Em Jerusalém, vários judeus acusam-no de ter trazido alguns não-judeus ao templo. As falsas acusações contra Paulo causam tumulto e, no final, os romanos prendem-no.
Paulo defende-se em Jerusalém e em Cesareia contra os líderes judeus, os procuradores
Viagem a Roma
Durante a viagem no mar, o navio é atingido por uma tempestade. Acabam por naufragar, mas nadando ou arrastados pela corrente, todos conseguem chegar à ilha de Malta. Três meses depois, Paulo e os seus companheiros viajam para Roma ( Atos 27: 1-28: 14).
Em Roma
Em Roma, é-lhe permitido alugar uma casa. Tem uma guarda romana com ele continuamente. Lá, fala regularmente sobre Jesus Cristo com os judeus e os seus líderes, mas também com outras pessoas ( Atos 28: 15-29).
O fim de Paulo
O livro de Atos diz-nos que Paulo fica em Roma durante dois anos. O que acontece depois disso não é referido em Atos ( Atos 28: 30-31). Segundo os escritos apócrifos, Paulo morreu em Roma como mártir, por volta do ano 60 d.C.