Fontes para Conhecer a Vida de Paulo
Para termos uma ideia da vida e obra do apóstolo Paulo
Cartas incontestadas de Paulo
Entre 50 e 60 dC, Paulo escreveu várias cartas. As cartas que quase todos os estudiosos da Bíblia consideram como sendo cartas genuínas de Paulo são: Romanos
Nessas cartas, Paulo surge como um pregador comprometido com o Evangelho. Nunca desiste, apesar da oposição e perigo para a própria vida ( 1 Coríntios 4: 9-13; 2 Coríntios 11: 23-29). E Paulo também se defende fortemente contra ataques pessoais de cristãos, e seus homólogos de Jerusalém, que não pensam que ele seja um bom apóstolo.
Outras cartas
No caso das cartas atribuídas a Paulo, por várias razões, há alguns estudiosos da Bíblia que duvidam que seja ele o seu verdadeiro autor. As cartas em questão são: Efésios
Nessas cartas, Paulo surge como um apóstolo em campanha contra todo tipo de visões teológicas erróneas. Ao mesmo tempo, tenta trazer uma estrutura firme às congregações, por meio de "bispos", "anciãos" e "diáconos".
O livro de Atos
Trinta a quarenta anos após a morte de Paulo, o escritor de Atos
O autor descreve Paulo como alguém que viaja de cidade em cidade para pregar o evangelho. Ao fazer isso, Paulo dirige-se sempre aos judeus primeiro. Somente quando estes se recusam à conversão é que ele se volta para os não-judeus. Tem boas relações com os apóstolos e os seguidores judeus de Jesus em Jerusalém. Realiza ainda uma série de milagres.
Escritos apócrifos
Nalguns escritos apócrifos posteriores, Paulo é descrito como um grande homem. Realizou muitos milagres e morreu em Roma como mártir do imperador Nero, por volta de 60 dC.