A Ressurreição de Jesus: o Credo
Nas Cartas de Paulo
Há outra tradição, que também remonta aos primórdios do cristianismo, que pode ser encontrada nos Evangelhos
Credos Abreviados
Podemos encontrar os credos mais concisos nas cartas de Paulo e também no livro de Atos
Em textos posteriores, tais como os de Paulo em 1 Coríntios 15:4-8, lemos que este credo tem origem essencialmente na experiência da Páscoa vivida pelos discípulos
Fundamentos e Significado
As afirmações confessionais sobre a ressurreição de Jesus concordam na sua forma com outros credos acerca de Deus, tais como: «o Senhor, que fez o céu e a terra» (por exemplo, Salmos 115:15). No seu contéudo, estão em linha com a segunda benção das Dezoito Bençãos dos Judeus (Amidá), conhecidas também no primeiro século. Essa petição afirma: «Tu, Eterno, és Poderoso para sempre; Tu ressuscitas os mortos»
A crença de que Jesus foi ressuscitado dos mortos por Deus encaixa portanto na crença dos judeus de que Deus tem poder sobre a vida e a morte. Ressuscitando a Jesus dos mortos, Deus sublinha a importância da vida e do ministério de Jesus. A ressurreição é também inspiração para a comunidade de crentes, para que continuem a pregar a mensagem de Jesus.
Associação a outros Tópicos da Fé
A afirmação acerca da ressurreição de Jesus está associada, nas cartas do Novo Testamento, com vários outros tópicos relacionados com a fé cristã:
- sofrimento substitutivo (see 1 Pedro 3:18);
- justificação do pecador (see Romanos 4:25);
- a função salvífica de Jesus no julgamento vindouro (ver 1 Tessalonicenses1:9-10);
- o reinado de Jesus e a sua posição à direita de Deus (ver Romanos 14:9);
- a noção de que no batismo
o crente é sepultado e ressurecto com Cristo (ver Colossenses 2:12); - a nova vida que o cristão deve levar (ver Romanos 6:4).
A Ressurreição do Filho do Homem
Outra tradição, em paralelo, é a afirmação dos Evangelhos de que o Filho do Homem será morto e que ressurgirá ao terceiro dia (por exemplo em Marcos 8:31). Nesta afirmação, a noção de Filho do Homem estava ligada às histórias do Antigo Testamento acerca dos profetas