A Vinda do Espírito Santo
A história de Pentecostes
Os discípulos recebem o Espírito Santo
No Pentecostes, os apóstolos e os outros discípulos de Jesus recebem o Espírito Santo. Em Atos 2: 1-4, lemos que os discípulos ouvem um som como o sopro de um vento forte. Acima da cabeça de cada discípulo, também é visível uma espécie de chama. Todos os discípulos recebem o Espírito Santo e começam a falar em línguas estrangeiras.
Judeus de diferentes países
Naquela época, havia muitos judeus do estrangeiro em Jerusalém, para a Festa das Semanas
Em Atos 2: 9-11, existe uma lista completa de áreas no Império Romano de onde esses crentes vieram. Todas essas pessoas vieram a Jerusalém para celebrar a Festa das Semanas no Templo.
Tudo em sua própria língua
Quando os judeus de diferentes países ouvem os discípulos de Jesus falar, ficam totalmente surpresos. Na sua própria língua, cada um ouve os discípulos contar as coisas especiais que Deus fez.
Os discípulos de Jesus, que provavelmente cresceram a falar aramaico, parecem subitamente dominar todas as línguas do mundo. A variedade de idiomas no mundo não é, portanto, um problema para espalhar as boas novas.
A Torre de Babel
O início de Atos 2 é uma referência clara à história da torre de Babel no Antigo Testamento ( Génesis 11: 1-9). Quando começou a construção desta torre, todos na Terra falavam a mesma língua. Mas Deus confundiu a sua linguagem, para que ninguém mais conseguisse entender as outras pessoas.
No Pentecostes, essa confusão foi removida. Deus dá aos seguidores de Jesus o Espírito Santo, para que pessoas de todo o mundo possam ouvir as boas novas no seu próprio idioma.