Sociedade Bíblica de Portugal

Personagens da Bíblia

+Bíblia
[Filémon]
+Bíblia
Aarão

Aarão é o irmão de Moisés. Foi o primeiro sumo-sacerdote do povo de Israel.

+Bíblia
Abel

Abel é o segundo filho de Adão e Eva e irmão de Caim. Abel é assassinado pelo seu irmão Caim, mas o sangue de Abel não passa  despercebido a Deus. No Novo Testamento, o “sangue de Abel” refere as pessoas justas que morreram mesmo sendo inocentes.

+Bíblia
Abimelec (Rei de Guerar)

Abimelec é rei da cidade de Guerar, no território dos Filisteus, na fronteira com a terra de Canaã. Tanto Abraão como Sara, bem como Isaac e Rebeca, passam algum tempo como estrangeiros nesta cidade. 

+Bíblia
Abner

Abner é da família de Saul e é comandante do seu exército. Depois da morte de Saul, comanda o exército do filho de Saul, Isboset. Abner é morto por Joab, o comandante do exército de David, depois de ter ido ter com David para negociar a paz.
 

+Bíblia
Abraão

 

+Bíblia
Acab

Acab foi rei do Reino do Norte de Israel entre 871 e 852 aC. Seguiu os passos de seu pai Omri e proporcionou prosperidade económica. Segundo a Bíblia, Acab era um mau rei, porque serviu ao deus da fertilidade, Baal. 

+Bíblia
Adão

Adão é o homem que, com Eva, forma o primeiro casal humano mencionado na Bíblia. Adão é o antepassado da humanidade. Adão e Eva vivem no Jardim do Éden até que Deus os expulsa. Juntos, são os pais de Caim, Abel e Sete.

+Bíblia
Agar

Agar é uma escrava egípcia que serve no lar de Abraão. É a mãe do filho mais velho de Abraão, Ismael, o antepassado dos povos árabes  (Génesis 25:12-18).
Na carta aos gálatas, a escrava Agar simboliza a XtopicX_1705_velha aliança com Moisés, enqanto que a esposa de Abraão, Sara, simboliza a nova aliança que se tornou possível por causa de Cristo. 

+Bíblia
Ageu

Ageu é um profeta que inicia o seu ministério por volta de 520 a.C., na província persa de Judá. Chama o povo judeu a reconstruir o templo de Deus.
O livro de XtopicX_1961_Ageu tem o seu nome.

+Bíblia
Agripa

O rei Agripa II é filho de Herodes Agripa I e bisneto de Herodes, o Grande. Reinou desde 48 a cerca de 93 dC.

+Bíblia
Amália

Atália foi rainha do reino do sul de Judá entre 845 e 840 a.C. O seu reinado foi o resultado de um sangrento golpe de estado. Os autores da Bíblia retratam pejorativamente a rainha Atália; era violenta, e encorajava o culto a Baal.

+Bíblia
Ameram

Ameram é pai de Moisés, Aarão e Miriam. Como a sua mulher, Jocbed, pertence à tribo de Levi. 

+Bíblia
Amós

Amos era um agricultor de Técoa, no Reino do Sul de Judá. Apareceu como profeta no Reino do Norte de Israel na época do rei Jeroboão II, por volta de 750 a.C.

+Bíblia
Ana

Ana é mulher de Elcana e mãe de Samuel. Tinha sido estéril durante muito tempo, mas suplica a Deus por um filho. Promete-Lhe que o seu filho servirá a Deus toda a sua vida. 

+Bíblia
Arquelau

Arquelau é um dos filhos de Herodes, o Grande. Após a morte de seu pai, Arquelau recebe autoridade sobre a Judeia, Samaria e Idumeia. Arquelau é o governante desses territórios de 4 a.C a 6 d.C.

+Bíblia
Asser

Asser é o segundo filho de Jacob e de Zilpa, e irmão de Gad. É um dos antepassados do povo de Israel. A sua mãe é Zilpa, mas é considerado filho de Lia. Asser não desempenha nenhum papel especial nos relatos sobre os filhos de Jacob.

+Bíblia
Assuero

Assuero foi rei do Império Persa. Concedeu  permissão ao seu ministro mais importante, Haman, para assassinar todos os judeus do seu reino. Porém, Assuero descobre que a sua esposa favorita, Ester, também é membro desse povo.

+Bíblia
Augusto

O primeiro imperador do império Romano foi Augusto. O seu nome de nascimento era Gaio Octávio, mas ao tornar-se imperador recebeu o nome de Augusto (o «exaltado»). Foi imperador entre os anos de 27 aC a 14 dC.  

+Bíblia
Barac

Barac é o comandante do exército no tempo da profetisa Débora, quando esta era juiz em Israel. Débora ordena-lhe que lute contra os cananeus. Barac derrota o exército cananeu e o seu comandante escapa. Esconde-se numa tenda, mas ali é morto por uma mulher. Depois da batalha ter terminado, Barac e Débora cantam um hino de vitória conhecido como o ‘cântico de Débora’ (Juízes 5:1).

+Bíblia
Bartimeu

Bartimeu é um pedinte cego da cidade de Jericó, que é curado por Jesus. Depois de ser curado, Bartimeu torna-se num dos seguidores de Jesus.  

+Bíblia
Bed

Obed é filho de Booz e de Rute. É pai de Jessé e avô do rei David.

+Bíblia
Benjamim

Benjamim é o filho mais novo de Jacob e Raquel. É um dos antepassados do povo de Israel. Juntamente com o seu irmão pleno José, é um favorito do seu pai Jacob.

+Bíblia
Betsabé

Betsabé é uma das mulheres do rei David e a mãe do seu sucessor, Salomão. David usa mal o seu poder como rei, de um modo vergonhoso, de modo a poder casar com ela. Como rainha-mãe, Betsabé tinha muita influência política.

+Bíblia
Bilá e Zilpa

Bilá e Zilpa são XtopicX_103_concubinas de Jacob. Raquel dá a escrava Bilá a Jacob como sua mulher para que lhe dê filhos em vez dela. Lia faz o mesmo com a sua escrava, Zilpa.

+Bíblia
Booz

Booz é um lavrador rico de Belém. Casa-se com Rute, que vem até àquela terra desde Moab depois de ter enviuvado. Booz e Rute têm um filho chamado Obed, que é o avô do rei David.

+Bíblia
Caim

Caim é o filho mais velho de Adão e Eva e o irmão de Abel. Caim mata o seu irmão Abel. Como punição, é condenado a vagar pela terra.

+Bíblia
Cam

Cam é o filho mais novo de Noé. Juntamente com os seus pais e os seus irmãos, Sem e Jafet, sobrevive ao grande dilúvio dentro da arca. Depois do dilúvio, Cam torna-se no antepassado de várias nações, inclusive os cananeus. 

+Bíblia
Ciro, o Grande

Ciro, o Grande é o fundador do império persa. Governou entre 559 e 530 a.C. 
Ciro permitiu que as comunidades pertencentes ao seu império adorassem os seus próprios deuses, e de acordo com a Bíblia deu permissão aos exilados judeus para que regressassem a casa e começassem a reconstrução do templo, em Jerusalém.

+Bíblia
Dan

Dan é o filho mais velho de Jacob e Bilá, e irmão de Neftali. É um dos antepassados do povo de Israel. A sua mãe é Bilá, mas é contado como um dos ilhos de Raquel. Dan não desempenha nenhum papel específico nas histórias dos filhos de Jacob. 

+Bíblia
Débora

Débora é a única juíza no XtopicX_1236_Livro de Juízes. Foi chamada também de profetisa. Sob a liderança de Débora e Barac, o exército de Israel derrota o exército dos cananeus (Juízes 4). Esta vitória também é comemorada no Cântico de Débora, em Juízes 5.

+Bíblia
Dina

Dina é filha de Jacob e de Lia. É violada por alguém que mais tarde manifesta o desejo de casar com ela. Quando os irmãos de Dina ouvem falar no que aconteceu, pensam num esquema para vingar a violação da sua irmã. 

+Bíblia
Efraim

Efraim é o filho mais novo de José e da sua esposa egípcia Asnat; tinha um irmão mais velho chamado Manassés. O seu avô Jacob considera-os tão importantes como os seus próprios filhos, e por isto os abençoa no final da sua vida.

+Bíblia
Elcana

Elcana é casado com duas mulheres, Ana e Penina. Elcana ama Ana apesar de ela não lhe ter dado filhos. Eventualmente, Ana engravida e tem um filho a quem chama de Samuel.

+Bíblia
Elias

Elias era um profeta no Reino do Norte de Israel na época do rei Acab e seu filho Acazias. Elias queria que o povo adorasse o Deus de Israel e não Baal, o deus da fertilidade.

+Bíblia
Elimelec

Elimelec é marido de Noémi e vem de Belém. Durante um tempo de fome, leva a sua família para longe, para viverem temporariamente na terra de Moab. Enquanto lá estão, Elimelec e os seus dois filhos morrem.

+Bíblia
Eliseu

Eliseu é um aluno do profeta Elias e seu sucessor. Começa o seu ministério como profeta no reino norte de Israel no tempo em que o reinado da família de Acab está a terminar. Como o seu mestre, Elias, Eliseu faz milagres e cura pessoas.

+Bíblia
Esaú

Esaú é filho de Isaac e Rebeca, e irmão gémeo de Jacob. Embora seja ele o irmão mais velho, não recebe a bênção do primogénito. Esaú é o pai dos edomeus e avô dos amalecitas, com quem os israelitas entraram depois em conflito regularmente.

+Bíblia
Esdras

Esdras é um sacerdote e um especialista em direito que explica aos exilados da Judeia como ser fiel à lei de Deus. O livro de XtopicX_1907_Esdras recebeu o seu nome. Este livro diz respeito à situação dos judeus na província persa de Judá nos primeiros séculos após o XtopicX_1219_exílio babilónico.

+Bíblia
Eva

Eva é a mulher que, com Adão, forma o primeiro casal humano mencionado na Bíblia. Como mãe de todas as pessoas vivas, ela recebe o nome de Eva. Juntos, Eva e Adão são os pais de Caim, Abel e Set.

+Bíblia
Ezequias

Ezequias é rei do reino sul de Judá desde por volta de 725 a 679 d.C. A sua revolta contra a opressão assíria leva à destrução de grandes áreas do país. Ainda assim, os autores da Bíblia veem Ezequias como um bom rei por ter-se assegurado de que o povo não continuava a adorar falsos deuses em nenhum lugar do país. 

+Bíblia
Filipe (Filho de Herodes)

Filipe é um dos filhos de Herodes, o Grande. Depois da morte do pai, é-lhe dado o governo da parte norte do reino do seu pai. Este Filipe é mencionado três vezes no Novo Testamento.

+Bíblia
Gad

Gad é o filho mais velho de Jacob e Zilpa, e o irmão de Asser. É um dos antepassados do povo de Israel. A sua mãe é Zilpa, mas é considerado filho de Lia. Gad não desempenha nenhum papel em particular na história dos filhos de Jacob.

+Bíblia
Gedeão

Gedeão é chamado por Deus para libertar Israel dos madianitas. Com um grupo de trezentos soldados, ataca os madianitas e fá-los fugir. Depois, os israelitas pedem-lhe que os governe, mas ele recusa. Apesar de Gedeão não ser formalmente rei de Israel, comporta-se como tal. 

+Bíblia
Haman

Haman é o homem mais importante da corte do rei persa, Assuero. Quer que todos os judeus do reino da Pérsia e de Madiã sejam mortos. O seu plano falha por causa da intervenção da rainha Ester, e do seu pai adotivo, Mardoqueu. Os judeus têm permissão para se defenderem e Haman é morto.

+Bíblia
Henoc

Henoc é descendente de Adão. Vive numa relação de tal modo próxima com Deus que, em vez de morrer do modo habitual, é arrebatado por Deus. 

+Bíblia
Herodes Agripa I

Herodes Agripa é o neto de Herodes o Grande. Graças ao bom relacionamento com os imperadores romanos entre 37 e 44 d.C. é-lhe dado controlo sobre toda a região que tinha sido governada pelo seu avô. O livro de Atos menciona Herodes Agripa em ligação com a perseguição aos primeiros cristãos.

+Bíblia
Herodes Antipas

Herodes Antipas é filho de Herodes o Gande. Depois da morte de seu pai, é-lhe dado controlo sobre a Galileia e Pereia, de 4 a.C. a 39 d.C. Herodes Antipas manda cortar a cabeça de João Batista. De acordo com o evangelho de Lucas, está também envolvido na sentença de morte dada a Jesus.

+Bíblia
Herodes, o Grande

Herodes, o Grande, foi o rei da província romana da Judeia de 37 a 4 a.C. Era um governador inteligente que realizou grandes projetos de construção. No entanto, também era violento e vingativo.

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.16.16
Siga-nos em: