Filho de David
Por volta do início da era comum, uma certa porção dos judeus esperava um descendente de David. Este restauraria o reino original de Israel. O título «filho de David» está ligado ao aspeto político do conceito de messias. Alguns dos seus seguidores viam Jesus
Jesus, parente do rei David
A genealogia de Jesus (em Lucas 3:23-38 e Mateus 1:2-17) mostra, entre outras coisas, de que modo Jesus descendia de David. Podemos encontrar uma referência precoce a isto em Romanos 1:3.
O título «Filho de David» nos evangelhos
Em Marcos 12:35-37, a ascendência davídica de Jesus não é assim tão importante. Os títulos “Messias
- Para Lucas, Jesus cumpre a promessa do Messias que haveria de surgir da casa de David (ver, por exemplo, Atos 13:22-23).
- Em Mateus, o título “Filho de David” desempenha um importante papel. Jesus já é chamado “filho de David” na introdução à sua genealogia em Mateus 1:1. Jesus também é chamado por este título, por exemplo, nos relatos de milagres.
- No evangelho segundo João, a ascendência terrena de Jesus tem menos importância. A única coisa que conta é a sua ascendência celestial. No escrito cristão primitivo “a epístola de Barnabé” chega-se mesmo a negar a sua descendência de David, tendo muito mais ênfase o facto de Jesus ser o filho de Deus (Barnabé 12:10).