Sociedade Bíblica de Portugal

Casa no Antigo Testamento

No período anterior ao exílio na Babilónia, a chamada casa de quatro quartos era o tipo mais comum de casa em Israel e Judá. Este tipo de casa foi encontrado nas vilas e nas cidades, embora no campo as casas tendessem a ser maiores do que na cidade. Os arqueólogos pensam que as habitações da cidade eram ocupadas por uma única família, enquanto que as casas no campo eram ocupadas por várias famílias de um único clã.

Casa com quatro quartos

A casa de quatro quartos geralmente consistia em três divisões retangulares em fila, com uma quarta divisão por trás, em toda a largura do edifício. Havia também variantes desse tipo de casa, como as de três quartos ou de cinco quartos. Os arqueólogos costumavam pensar que a sala central não estava coberta, formando uma espécie de pátio interior. Atualmente, porém, acredita-se que as casas estivessem completamente cobertas por um telhado plano. É provável que tivessem ainda um segundo andar que cobria toda a casa ou parte dela, a chamada sala superior.

Planta da sala

As salas do piso inferior eram usadas principalmente para cozinhar, para as atividades domésticas como a fiação, tecelagem e armazenamento. Em algumas casas, um dos quartos era usado como estábulo. A moradia ficava no andar superior. Era aí que as pessoas comiam e dormiam. O terraço também era usado para descansar, ou dormir nas noites quentes de verão.


Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.6
Siga-nos em: