Estudo 0 - No princípio…
Introdução
Os primeiros capítulos do Génesis são muitas vezes usados no âmbito da apologética, mas nem sempre exploramos a profundidade teológica destes capítulos para além do debate científico sobre as origens. No entanto, trata-se de textos muito ricos no que diz respeito à identidade e à missão do ser humano, textos que depois têm repercussões em diferentes partes das Escrituras.
Quer tenha uma experiência de muitos anos a ler a Bíblia, ou esta seja a primeira vez que está a tentar estudá-la, talvez parta do pressuposto de que a Bíblia é um livro sagrado que trata apenas de coisas “espirituais” com pouca relevância para a nossa vida quotidiana. Mas a Bíblia é muito consistente a quebrar essa barreira entre aquilo que é visto como sagrado e aquilo que é visto como banal ou profano. E é logo nos textos iniciais da Bíblia que essa barreira começa a ser quebrada, pois estes textos comunicam a todas as dimensões da vida humana: vocação e trabalho, descanso, vida em comunidade e relacionamentos, etc. Prepare-se, portanto, para ser surpreendido com os ecos que Génesis 1 e 2 têm nas Escrituras e os desafios que trazem à nossa sociedade e à nossa vida atual!
O nosso agradecimento ao Grupo Bíblico Universitário (GBU), autores destes estudos, por nos permitirem disponibilizá-los no site biblia.pt