Sociedade Bíblica de Portugal

Dia da Bíblia 2021

Imagem para projeção e conteúdos digitais.

RECURSOS

A Sociedade Bíblica de Portugal tem por missão “levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia.

<em>Veja um vídeo sobre o foco do trabalho da Sociedade Bíblica</em>

Tanto as diferentes traduções: João Ferreira de Almeida, a BÍBLIA para todos, O Livro; os diversos suportes; papel, digital e áudio, bem como as atividades de animação bíblica e cultural; exposições, concursos e jornadas são exemplos de quem procura semear sementes em todo o tempo e em todos os terrenos.

Semear…

INTRODUÇÃO

Certo dia Jesus contou a parábola sobre o semeador e a sementeira, referindo-se a diferentes formas de «cultivar» a relação com a Palavra. Os contadores de parábolas tinham por objetivo surpreender os ouvintes. Desafiá-los a uma mudança de pensamento, de atitude, de valores. Jesus não foi o primeiro a socorrer-se delas. O profeta Natã também surpreendeu o Rei David com uma parábola. Eram histórias que ora arrebatavam ora chocavam. O interesse em desvendar o enigma deveria motivar à descoberta do sentido. Em particular junto de quem conta a história.

O episódio que assinala a revelação da parábola do Semeador e da Sementeira mostra-nos que, apesar dos discípulos não compreenderem de imediato o significado da parábola, na primeira oportunidade pediram a Jesus que o explicasse, outros preferiram ignorá-lo: Por isso Jesus diz: «Deus concedeu-vos o privilégio de conhecer os mistérios do reino dos céus» (Mt 13:11). Ter ouvidos e olhos que ouvem e vêm não significa que sabemos tudo. Antes, expressa a nossa vontade de não deixar que nada apague o desejo de conhecer mais ("Quem se aproxima de Deus deve acreditar que ele existe e recompensa os que o procuram.") Heb. 11:6).

Tendencialmente olhamos para esta história enfatizando a eficácia extraordinária da semente e os diferentes modos de acolhê-la, ou seja, o efeito das condições do solo sobre a sua germinação. Contudo se admitirmos que Jesus é o semeador e a semente é a Palavra do Reino, também não podemos perder de vista um outro ensinamento implícito: a ação do semeador e o modo como sai a semear. Sem prejuízo da leitura da fertilidade dos solos nem da aplicação às dificuldades que todos sentimos em ouvir devidamente e acolher com proveito a palavra de Deus, possamos também focar a nossa atenção no exemplo do semeador que “saiu para semear”.

Embora semear não seja uma tarefa fácil – e o salmista lembra-nos que “Os que semeiam com lágrimas hão de colher com alegria.” (Sl.126:5) – Jesus não faz qualquer referência às dificuldades do semeador. No entanto podemos destacar duas observações relevantes:

  • Ele sai a semear sem fazer distinção de terrenos. Seja no caminho, entre pedras e espinhos ou terra fértil, ele não deixa de lançar sementes. Pode até parecer um desperdício, mas ele não se importa de lançar as suas preciosas sementes por onde passa, nos lugares mais improváveis. Se por um lado o profeta Isaías lembra “felizes de vós, que semeais onde há água,” (Is.32:20); por outro lado, verificamos que na primeira saída dos discípulos, foram enviado a pregar “por toda a parte” (Mc 16:20); e mais tarde, já dispersos pela perseguição aos cristãos “pregavam o evangelho por toda a parte.” (At 8:4).
  • Ele sai a semear animado pela fé e não pelo rendimento. Qual o semeador que semeia sem a expectativa de colher? No entanto ele ousa investir sementes em solos que, aparentemente, não dão garantia de frutificar. Quem sabe se a expectativa deste semeador não estivesse fundamentada nas palavras do profeta Isaías: “A chuva e a neve caem do céu, e não voltam para lá sem terem regado a terra, sem a terem tornado fértil e sem fazerem germinar as sementes. Assim a terra produz grão para semear e pão para comer. O mesmo acontece com a palavra que sai da minha boca: não voltará para mim sem ter produzido o seu efeito, sem ter realizado a minha vontade, sem ter atingido os meus propósitos.»” (Is. 55:10,11).

Conclusão

O que temos feito com as sementes/Palavra que Deus nos confiou? Quando semeamos somos generosos e audazes a semear em terrenos improváveis? O que nos anima a semear? A expectativa de ver o fruto, pela fé no poder da semente/palavra, ou a porção da colheita?

O exemplo desconcertante deste semeador é um desafio para a nossa missão de continuarmos a lançar sementes! Nós não sabemos de antemão como está o coração de cada ser humano que se cruza no nosso caminho. Mas este semeador ensina-nos a semear em todos os solos e não apenas nos terrenos cuja fertilidade fica sujeita à nossa avaliação. Naqueles terrenos que, pressupondo alcançar uma grande colheita, no lugar de semearmos com fé, semeamos as sementes que possuímos pensando apenas no rendimento que delas podemos colher.

Importa acolher de forma frutífera a Palavra de Deus em nossos corações, sem deixar de semear a Palavra noutros terrenos.

Reflexão: A tua palavra - Ruben e Rute Alves interpretando Salmo 119

MATERIAIS PARA CRIANÇAS

Música

Atividade

Usar exemplos:  Tenta usar um exemplo quando estiveres a tentar contar ou explicar algo a alguém. Depois, podes falar acerca de como te sentiste quando voltaste da escola, ou quando tiveste uma discussão com alguém da tua sala, ou quando leste um livro emocionante ou seja o que for que te marcou especialmente.
Começa as tuas frases assim: 'Quando eu estava... era como se...' 
Usar um exemplo ajuda a contar a tua história ou não? Porque será que Jesus usou exemplos? 
Por vezes, os exemplos de Jesus são bastante difíceis de entender.

Sugestão: Faz de conta que eras uma das pessoas que estavam à beira daquele lago, a escutar os exemplos de Jesus. Tenta entender o que Jesus quer dizer. Lembra-te de que Jesus quer dizer alguma coisa relacionada com o reino de Deus. 

“Boa terra” Como sabemos se a semente caiu em solo fértil? Experimenta tu mesmo! 

Tarefa: Alguém irá contar a história: ele ou ela tem de pensar em algo que realmente gostariam de contar. A outra pessoa é o ouvinte. A primeira pessoa conta a sua história cinco vezes e de cada vez que a história é contada, o ouvinte tem de começar a fazer outra coisa. Por exemplo: 

  • Fica de os olhos fechados 
  • Pensa noutra coisa completamente diferente (por exemplo, sobre o dia que tiveste, ou sobre as férias, a tua festa de aniversário ou outra coisa qualquer) 
  • Ouve com muita atenção e tenta fazer boas perguntas 
  • Conversa alto e faz muito barulho 
  • Não liga nada ao que está a ser dito 

Que tal? Será que a semente caiu em solo fértil? 

Outra sugestões:

• Ouvir, atento – Veja aqui as sugestões
• Quem é digno? – Descarregue o cartaz e esboço de mensagem.
• Este é um dia consagrado ao Senhor – Descarregue o cartaz e esboço de mensagem
• Deem-lhes vocês de comer – Descarregue o cartaz e esboço de mensagem
• Os pés que levam a palavra – Descarregue o cartaz e esboço de mensagem

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.25.3
Siga-nos em: