Êxodo 24
Confirmação da aliança
1Deus disse depois a Moisés: «Sobe até junto de mim e traz contigo Aarão, Nadab e Abiú, e setenta anciãos de Israel; mas inclinem-se de longe em adoração. 2Apenas Moisés se aproximará de mim, o Senhor; os outros não deverão aproximar-se e o povo não subirá contigo.»
3Moisés transmitiu ao povo tudo o que o Senhor lhe tinha dito e ordenado e todo o povo respondeu, numa só voz: «Faremos tudo o que o Senhor ordenou.» 4Moisés escreveu então tudo o que o Senhor lhe tinha dito e no dia seguinte, de manhãzinha, levantou-se e edificou um altar ao pé do monte, e ergueu doze pedras em representação das doze tribos de Israel. 5Mandou depois alguns jovens israelitas oferecer ao Senhor holocaustos e matarem animais em sacrifícios de reconciliação. 6Moisés guardou metade do sangue em vasilhas e derramou a outra metade sobre o altar. 7Depois pegou no livro da aliança e leu-o ao povo; e todos responderam: «Faremos tudo o que o Senhor ordenou e seremos obedientes.» 8Com o resto do sangue, Moisés aspergiu o povo, dizendo: «Este é o sangue da aliança que o Senhor fez convosco, com base nestes mandamentos.»
9Moisés subiu ao monte com Aarão, Nadab e Abiú, e os setenta anciãos de Israel. 10Ali viram o Deus de Israel: debaixo dos seus pés havia como que um tapete de safiras, dum azul tão puro como o do céu. 11Deus não fez mal a estes homens importantes de Israel; eles puderam ver a Deus e puderam continuar a comer e a beber.
Moisés no monte Sinai
12O Senhor disse a Moisés: «Sobe até junto de mim, no monte, e espera lá, porque vou dar-te umas placas de pedra, nas quais escrevi a lei e os mandamentos para instrução dos israelitas.» 13Moisés partiu e subiu ao monte de Deus, levando consigo Josué, seu ajudante. 14Aos anciãos disse: «Esperem-nos aqui até que regressemos. Ficam também convosco Aarão e Hur. Quem tiver alguma questão a pôr dirija-se a eles.»
15Moisés subiu ao monte, que estava coberto por uma nuvem. 16E a glória do Senhor permaneceu sobre o monte Sinai, que durante seis dias ficou encoberto pela nuvem. No sétimo dia o Senhor chamou por Moisés, do interior da nuvem. 17O Senhor apresentou-se aos filhos de Israel em toda a sua glória, como um fogo devorador, na parte mais alta do monte. 18Moisés entrou na nuvem, subiu ao monte e ali ficou quarenta dias e quarenta noites.
A BÍBLIA para todos, Tradução Interconfessional © Sociedade Bíblica de Portugal, 1993, 2009.