Sociedade Bíblica de Portugal

Lar Betânia

“Obrigada! Nunca tive uma Bíblia tão bonita!”

O Lar de Betânia, em Vendas Novas, acolhe crianças e jovens do sexo feminino em situação de risco, desde 1993. Presentemente acolhe 20 meninas e jovens entre os 11 e os 20 anos.

Sendo uma instituição particular cristã, cuja missão é acolher; proporcionar bem-estar; educar académica, física e moralmente, e promover a autonomia e inserção na sociedade destas crianças e jovens, é importante proporcionar-lhes o contacto com a Bíblia, não apenas para conhecerem a base da nossa cultura e valores, mas para lhes indicar o único Caminho que dá sentido à sua existência, na maioria das vezes, já tão sofrida.

Para melhor perceber esta necessidade, recebemos a visita de duas meninas do Lar na Loja da Bíblia. Vieram com a Dra. Liliana Leite que as acompanhava a uma consulta.  Os olhos e as mãos percorreram as prateleiras de Bíblias coloridas para todas as idades. As cores, a textura, tudo parecia maravilhoso àqueles olhos muito abertos e aos lábios de onde se soltou um suspiro de admiração. São adolescentes, mas estão no lar desde os 3 anos de idade. Costumam ir à Igreja, mas nunca tiveram uma Bíblia nova, muito menos, pensada para elas, numa linguagem mais fácil de entender. Pensam em qual gostavam de ter… Pena que a Bíblia em Banda Desenhada não dê jeito para levar à igreja, mas, se houvesse uma na biblioteca do lar, iam lê-la, sim! Pensam nas colegas que estão em Vendas Novas. Algumas precisam de uma Bíblia com letra maior, outras uma Bíblia com notas, mais dirigida a adolescentes… outras, de uma Bíblia que seja fácil de ler mas que pareça “mais adulta”.

Depois de um abraço apertado, saem com um sorriso nos lábios na expectativa de um presente que, esperamos, possa também fazer sorrir o seu coração…

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.16.16
Siga-nos em: