Sociedade Bíblica de Portugal

Terceira Semana do Advento

Texto(s) bíblico

2Quando João Batista, que estava na prisão, ouviu falar das obras de Cristo, enviou-lhe alguns dos seus discípulos com esta pergunta: 3«És tu aquele que há de vir ou devemos esperar outro?» 4Jesus deu-lhes esta resposta: «Vão contar a João aquilo que veem e ouvem: 5os cegos veem, os coxos andam, os que têm lepra são curados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados e aos pobres é anunciada a boa nova. 6Feliz aquele que não achar em mim motivo de escândalo.»

Jesus fala de João Batista

7Depois de os discípulos de João se terem ido embora, Jesus começou a falar a respeito dele ao povo: «O que é que foram ver no deserto? Uma cana abanada pelo vento? 8Que é que lá foram ver? Um homem vestido de roupas finas? Bem sabem que os que se vestem de roupas finas estão nos palácios dos reis. 9Mas, afinal, que é que lá foram ver? Um profeta? Sim! E também vos digo: ele é mais do que um profeta. 10Pois é aquele de quem as Escrituras dizem: Enviarei o meu mensageiro à tua frente para te preparar o caminho.

11E fiquem sabendo isto: entre os homens não houve ninguém maior do que João Batista. No entanto, o mais pequeno no reino dos céus é maior do que ele. Com efeito, até ao tempo de João, tudo isso foi anunciado pela Lei de Moisés e pelos profetas.

Ponha a sua Esperança e Confiança no Senhor

Para pensar: Alguma vez esperou que alguma coisa acontecesse para no final descobrir que o que estava à espera não aconteceu, ou que aconteceu uma coisa completamente diferente disso? Ficou desapontado? Surpreso? À medida que se prepara para celebrar o Natal, confie no amor de Deus e pense em formas de partilhar esse amor com os outros, e encher os seus corações com a esperança que o nascimento do Salvador traz.

Para ouvir: Jesus falou às multidões sobre João: “que é que foram ver no deserto? […] Um homem vestido de roupas finas?… os que se vestem de roupas finas estão nos palácios dos reis… afinal, que é que lá foram ver? Um profeta? Sim! E também vos digo: ele é mais do que um profeta.” (Mateus 11,7-9)

Para falar: De que forma Jesus descreveu João? Qual é a reação dele à resposta de Jesus? Explique.

Para aprender: João Batista foi chamado, algumas vezes, o último “profeta do Antigo Testamento” por causa dos avisos que ele dava acerca do julgamento de Deus e porque ele anunciava a vinda do “Escolhido de Deus” (Messias). Enquanto esteve preso, ele ouviu acerca de Jesus e fez uma pergunta importante acerca da sua identidade. Descreva por palavras suas a essência da resposta de Jesus à pergunta de João. O que revelam as ações de Jesus acerca de si mesmo? (Leia Mateus 11,2-11.)

Para orar: Querido Deus, a minha esperança e confiança estão em ti. Ajuda-me a partilhar com os outros, a fazer a tua vontade e a levar a luz da tua mensagem àqueles que estão espiritualmente em trevas. Que os seus corações sejam cheios da esperança que vem de ti. No precioso e santo nome de Jesus eu oro. Ámen.

Para ler: Lucas 1:51-53; 1:54-56; 1:57-58; 1:59-60; 1:61-62; 1:63-64

Para fazer: Mantenha a rotina familiar de leitura diária e decoração da árvore do Advento. Esta semana, desenhe corações. Escreva a referência bíblica das leituras do dia num dos lados e, do outro, escreva o nome de pessoas por quem vai orar. Depois, decore ou pinte os corações e cole ou pendure na Árvore de forma a poder ver-se de ambos os lados. Agora, orem juntos por essas pessoas.

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.16.16
Siga-nos em: