Sociedade Bíblica de Portugal

Quarta Semana do Advento

Texto(s) bíblico

José dá o nome a Jesus

18O nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, tinha o casamento tratado com José; mas, antes de casarem, achou-se grávida pelo poder do Espírito Santo. 19José, o seu noivo, que era justo, não a queria acusar publicamente. Por isso pensou deixá-la sem dizer nada. 20Andava ele a pensar nisto, quando lhe apareceu num sonho um anjo do Senhor que lhe disse: «José, descendente de David, não tenhas medo de casar com Maria, tua noiva, pois o que nela se gerou foi pelo poder do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho e tu vais pôr-lhe o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos pecados

22Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta: 23A virgem ficará grávida e dará à luz um filho que se há de chamar Emanuel.

Emanuel quer dizer: Deus está connosco. 24Quando José acordou, fez como o anjo do Senhor lhe tinha mandado: recebeu Maria por esposa; 25sem terem tido antes relações conjugais, Maria deu à luz o menino, a quem José pôs o nome de Jesus.

Receba o Senhor

Para pensar: O Natal está à porta! Está pronto? Como se prepara quando sabe que vai ter visitas?

Para ouvir: Assim, a promessa do Senhor aconteceu, tal como o profeta disse, “a virgem ficará grávida e dará à luz um filho que se há de chamar Emanuel. Emanuel quer dizer: Deus está connosco.” (Mateus 1,22,23)

Para falar: O que quer dizer “Deus está connosco” para ti? Quando é que sentes a presença de Deus na tua vida?

Para aprender: Em Mateus 1,18-25, o foco não é tanto o nascimento de Jesus, mas a sua origem e propósito. É o Espírito de Deus que concebe Jesus, e é um anjo quem o confirma a José num sonho. O escritor do Evangelho usa a linguagem do “cumprimento” (“tal como o profeta disse”) para enfatizar que o propósito de Deus acontece através de Jesus. O nome hebraico Jeshua, que é traduzido por “Jesus,” significa “o Senhor salva.” Ao dizer que o menino será chamado “Emanuel”, Mateus cita a versão grega de Isaías 7,14. (Leia Mateus 1,18-25)

Para orar: Senhor Jesus, louvo-te com todo o meu coração. Confio nas promessas de Deus e, com alegria e antecipação espero a celebração do teu nascimento. Obrigado por seres o meu Senhor e Salvador. Ámen.

Para ler: Lucas 1:65-66; 1:67-68; 1:69-71; 1:72-75; 1:76-802:1-7; 2:8-20.

Para fazer: Chegámos à quarta semana do Advento. Esta semana desenhe sinos, escreva a referência da leitura do dia num dos lados e, do outro, uma palavra de louvor ou gratidão pelo nascimento de Jesus. Agora, leia essas palavras em voz alta. Depois decore os sinos e cole ou pendure na árvore de forma a poder ver-se de ambos os lados.  A árvore do Advento está completa! Coloque-a na sua sala, com as restantes decorações e celebre o verdadeiro Natal!

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.21.9
Siga-nos em: