A Ceia do Senhor
Na igreja primitiva, a ceia do Senhor era uma refeição litúrgica baseada na última ceia de Jesus com os doze discípulos, na véspera de sua morte. Na Bíblia, são usadas palavras diferentes para referir a ceia do Senhor:
- “o partir do pão” (veja Atos 2: 42)
- “ceia do Senhor” (veja 1 Coríntios 11: 20)
- “ ceia ”(veja 1 Coríntios 11: 25)
Jesus e as refeições
Nos Evangelhos, as refeições desempenham um papel importante. Por exemplo, Jesus janta com um fariseu
A última ceia de Jesus encaixa-se bem com essa ênfase nas outras refeições que ocorreram ao longo do seu ministério público.
Significado da ceia do Senhor
A sua morte iminente dá à última ceia de Jesus um significado especial. Jesus diz aos seus discípulos que a sua ligação com ele não terminará com a sua morte. O pão e o vinho que dá aos seus discípulos simbolizam o seu corpo e o seu sangue. Ambos são um símbolo da sua vida, que ele renuncia na cruz .
Jesus convida os seus discípulos a continuarem a celebrar esta refeição em seu nome, tornando-a um prenúncio do reino de Deus
Uma refeição comunitária
Os primeiros cristãos costumavam conciliar a ceia do Senhor com uma refeição comunitária. À sua maneira, os crentes mostraram que eram uma espécie de família, que pertenciam uns aos outros. É verdade que isso levou a certos problemas, como podemos notar em 1 Coríntios 11: 17-34. Esses problemas podem ter feito com que a celebração da ceia do Senhor e as refeições comunitárias se tornassem ocasiões diferentes.
Diferentes expressões
Nas igrejas cristãs, usam-se diferentes expressões para a Ceia do Senhor. Nas igrejas protestantes, utiliza-se o termo “Ceia do Senhor”. Na igreja católica romana, chamam a essa refeição “Eucaristia”. Eucaristia significa “ação de graças”; um termo originário na oração de ação de graças que é feita no início da ceia.