Maldição
A maldição é o oposto da bênção
Dependente de Deus
Assim como uma bênção, uma maldição só terá efeito se coincidir com a vontade de Deus. Isto fica claro na história de Balaão. Balaão deve amaldiçoar Israel a pedido do rei Balaque de Moabe. Mas Balaão sabe que só pode amaldiçoar alguém se Deus quiser. Quando cede ao desejo de Balaque e quer amaldiçoar Israel, profere três bênçãos, em vez de uma maldição ( Números 22: 2-24: 9).
Banidos
Uma maldição pode fazer com que a pessoa perca o seu vínculo com o país em que vive. Os israelitas, por exemplo, seriam banidos da Terra Prometida se não cumprissem a lei de Moisés ( Deuteronómio 30: 1, Josué 8: 30-35 e Levítico 26).
Para um indivíduo, a maldição também pode perturbar essa coesão. A pessoa amaldiçoada fica isolada das pessoas a quem pertence e do seu relacionamento salvador com Deus. Caim é amaldiçoado dessa maneira, porque matou o seu irmão Abel. A maldição significa que Caim é banido do lugar em que vivia ( Génesis 4: 11-12).
Exemplos de maldições
Outros exemplos de maldições na Bíblia são:
- Alguém que morre pendurado no madeiro é amaldiçoado ( Deuteronómio 21: 23). o seu corpo deve ser enterrado no mesmo dia, ou contaminará a terra.
-
Uma mulher suspeita de adultério
deve beber a água da maldição em Números 5: 11-28. Essa água iria enrugar o seu útero e fazer com que o seu estômago inchasse. Por causa disto, não seria mais capaz de gerar filhos. Mas se a mulher permanecesse saudável, significaria que não teria cometido adultério. Este ritual visava principalmente o limitar das consequências de uma acusação aleatória. - Segundo Paulo, todo aquele que não ama o Senhor é amaldiçoado ( 1 Coríntios 16: 22). Ele provavelmente quer dizer que essas pessoas serão banidas da comunhão com Deus.