Sociedade Bíblica de Portugal

Sinai

O Monte Sinai (ou Monte Horeb) é a montanha sobre a qual Deus fez um pacto com o povo de Israel e lhes deu os Dez Mandamentos. Esta montanha está provavelmente localizada no deserto do Sinai, que fica na península do Sinai, perto do Egito.

Lugar santo

O Monte Sinai também é chamado de Monte Horeb. É a montanha de onde Deus reina e onde as pessoas podem encontrar-se com Ele ( Juízes 5: 5 e Salmos 68: 9).

O Sinai é um lugar santo. Moisés tem de tirar os sapatos, porque o chão que ele pisa é sagrado ({Êxodo 3: 5). O profeta Elias também vai ao Monte Horeb para encontrar-se com Deus, quando foge da rainha Jezabel ( 1 Reis 19: 8-14).

O Monte Sinai nunca é chamado de " monte sagrado" na Bíblia. Esse termo refere-se sempre ao monte Sião, em Jerusalém.

Moisés

O monte Sinai desempenha um papel importante na libertação do povo de Israel do Egito. Este é o lugar onde o Senhor se dá a conhecer a Moisés e o instrui a liderar o povo para fora do Egito ( Êxodo 3: 1-6).

Na jornada pelo deserto do Sinai, Moisés recebe de Deus os Dez Mandamentos no Monte Sinai, depois de permanecer na montanha por quarenta dias. Lá, Deus também lhe diz como deve ser feito o tabernáculo.

Sinai no Novo Testamento

No Novo Testamento, esta montanha é chamada pelo nome apenas uma vez, em Gálatas 4: 24-25. Aqui, Paulo diz que a montanha representa a aliança opressiva que foi feita quando o povo ainda era escravo, antes de Jesus vir. Aqui, o Sinai contrasta com a Jerusalém celestial, onde as pessoas serão verdadeiramente livres.

Localização

Não está claro onde fica situada exatamente esta montanha. Temos passagens diferentes que parecem contradizer-se. Os locais mais prováveis ​​estão no norte ou no sul da Península do Sinai, entre o Egito e Canaã. Após a sua libertação, o povo de Israel viajou através desta península ( Êxodo 16: 1). 

Gabal Musa, (onde agora está o Mosteiro de Santa Catarina) no sul da península, é geralmente identificado como sendo o Monte Sinai.

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.16.16
Siga-nos em: