Sociedade Bíblica de Portugal

Natureza e paisagens

+Bíblia
Ágata

A ágata é uma pedra semi-transparente. A sua cor é normalmente azul-clara ou cinzenta. 
A pedra era usada como decoração no peitoral do sumo sacerdote. Gravado em cada pedra estava o nome das doze tribos de Israel. 

+Bíblia
Alabastro

O alabastro é um tipo de pedra branca amarelada e semi-transparente. No mundo antigo, este material era usado para fazer frascos de perfume e unguento.

+Bíblia
Âmbar

O âmbar é uma resina petrificada que vem dos pinheiros. A sua cor é normalmente amarelo-escuro a vermelho-escuro. 
A pedra era usada como decoração no peitoral do sumo sacerdote. Gravado em cada pedra estava o nome das doze tribos de Israel. 

+Bíblia
Ametista

A ametista é um mineral cuja cor varia entre o roxo claro e e o azul-violeta escuro.

+Bíblia
Bálsamo

O bálsamo é uma resina perfumada que pode ser obtida a partir de várias plantas diferentes. 

+Bíblia
Berilo

O berilo é um mineral de cor clara, tipo cristal. No antigo Oriente Próximo, este nome era normalmalmente usado para indicar as pedras de cor verde-azulada (águas-marinhas).

+Bíblia
Burro
+Bíblia
Cássia

A cássia é uma resina aromática usada no fabrico do óleo de ungir (ver Êxodo 30:23).
Provém de uma árvore que pode atingir a altura de 7-10 metros.

+Bíblia
Cornalina

A cornalina é uma pedra semi-preciosa que vem de Sárdis, na Ásia Menor. A cornalina também é chamada de sardónica, por causa do seu lugar de origem (ver também Apocalipse 4:3), ou "calcedónia".

+Bíblia
Esmeralda

A esmeralda é uma pedra preciosa de cor verde escura. É uma variante do mineral berilo
 

+Bíblia
Estrela da Manhã

O planeta Vénus é geralmente considerado como a estrela da manhã. Este planeta é visível logo antes do amanhecer. Portanto, a estrela da manhã é usada como uma metáfora para a vinda da luz de Deus, a luz que dissipa as trevas.

+Bíblia
Granada

A granada é um mineral transparente. Normalmente apresenta uma cor vermelho-acastanhada. A pedra preciosa é provavelmente chamada de granada por causa da cor da romã (punica granatum em latim), e do formato das suas graínhas. 
Esta pedra foi usada para decorar o bolso do peitoral do sumo sacerdote. Gravado em cada uma das pedras estava o nome de cada uma das doze tribos de Israel.

+Bíblia
Incenso

O incenso é um tipo de resina que desempenha um papel importante dentro e à volta do tabernáculo e do Templo de Salomão. A queima de incenso libertava um aroma agradável.

+Bíblia
Jaspe

O jaspe é uma pedra preciosa que é mencionada tanto no Antigo Testamento (por exemplo, peitoral do sumo sacerdote), como no Novo Testamento (ver por exemplo  Apocalipse 4:3).

+Bíblia
Jordão
+Bíblia
Jordão

O Jordão é um rio que corre das colinas de Hermon até ao Mar Morto. Nos tempos do Antigo Testamento, o Jordão formava a fronteira entre a terra de Canaã e a Transjordânia. Desde o Novo Testamento, conhecemos o Jordão especialmente como o rio em que João Batista batizou Jesus.

+Bíblia
Ládano

O ládano (labdanum) é um tipo de resina com um aroma doce. Vem de um arbusto que é provavelmente originário do sudeste do Egito.
O ládano era um bem apreciado, mencionado, também mas não só, em Génesis 37:25 e Êxodo 30:34.

+Bíblia
Lápis-lazuli

O lápis-lazuli ié uma pedra preciosa opaca, de cor azul profundo. Em Apocalipse 21:19 é uma das pedras usadas para a Nova Jerusalém.

+Bíblia
Mirra

Mirra é um unguento feito dos sucos de uma planta perene.

+Bíblia
Nilo

 

+Bíblia
Olivina

A olivina é um mineral transparente. Normalmente tem uma cor tipo verde azeitona, mas também existem pedras avermelhadas. Em Apocalipse 21:20 é uma das pedras usadas para construir a nova Jerusalém.

+Bíblia
Ónix

O ónix é uma pedra semi-preciosa que existe numa variedade de cores (ver por exemplo Génesis 2:12 e Ezequiel 28:13). Está relacionada com a ágata.

+Bíblia
Ovelhas
+Bíblia
Pedras Preciosas

A Bíblia fala de vários tipos de pedras preciosas e semi-preciosas. É difícil saber com clareza de que pedras se trata, tanto no Antigo como no Novo Testamento. 

+Bíblia
Rubi

O rubi é uma pedra preciosa, semi-transparente, de cor vermelha. 

+Bíblia
Safira

A safira é uma pedra preciosa de côr azul céu.(ver por exemplo Êxodo 24:10 e Ezequiel 1:26).

+Bíblia
Sardinha Quinerete

A apanha no lago da Galileia consistia principalmente de sardinha (sardinha de Quinerete), barbo (um peixe tipo carpa) e tilápia.

+Bíblia
Sardónica

A sardónica é um mineral. Esta pedra tem várias cores, tais como vermelho, branco, preto e castanho. Em Apocalipse 21:20 é uma das pedras usadas para construir a nova Jerusalém.

+Bíblia
Sinai

O Monte Sinai (ou Monte Horeb) é a montanha sobre a qual Deus fez um pacto com o povo de Israel e lhes deu os Dez Mandamentos. Esta montanha está provavelmente localizada no deserto do Sinai, que fica na península do Sinai, perto do Egito.

+Bíblia
Topázio

O topázio é um mineral, de cor clara e transparente, muitas vezes azul-claro ou amarelo.
 
Esta pedra era usada como decoração no peitoral do sumo sacerdote. Em cada pedra, estava gravado um nome de uma das doze tribos de Israel.

+Bíblia
Turquesa

A turquesa é um mineral opaco, de cor azul claro ou verde-maçã.
 

+Bíblia
Uádi

Um uádi é um vale com o leito seco de um rio num lugar deserto, que se enche rapidamente com água durante a estação das chuvas.

+Bíblia
Vale de Hinom

O vale de Hinom é mencionado de diferentes maneiras no Antigo Testamento: o vale de Hinom e o vale de Ben-Hinom ("o filho de Hinom"). Estes nomes referem-se aos proprietários originais do vale, a família Hinom.

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.14.1
Siga-nos em: